em

Frente parlamentar visita empreendimentos da região 

A Associação Brasileira de Pequenas Centrais Hidrelétricas (Abrapch), promoveu uma visita técnica da Frente Parlamentar em PCHs e CGHs da Assembleia Legislativa do Paraná a empreendimentos instalados em Castro, Jaguariaíva e Tibagi. A programação foi realizada entre os dias 17 e 18 de outubro, e incluiu um almoço com as diretorias da Castrolanda, da Eletrogeração e da Eletrorural.

Durante o roteiro de visitas técnicas, a Abrapch apresentou à comitiva usinas de diferentes portes. A PCH Pulo Castro, a CGH Castro, a PCH Pesqueiro e a UHE Tibagi montante foram as escolhidas para a visita do grupo.

O presidente do Conselho Administrativo da Abrapch, Valmor Alves destacou a importância das visitas. "Foi produtivo poder observar e comparar o funcionamento de usinas de diferentes portes. Cada usina exige estrutura, barragem e lagos proporcionais ao seu potencial de geração", explicou.

Alves também contou que a agenda foi útil para constatar os benefícios que as usinas levam às regiões em que estão instaladas. "Nas visitas técnicas, pudemos identificar de perto os benefícios que os empreendimentos proporcionam para as cidades", disse.

Coordenador da Frente Parlamentar em Prol das Energias Renováveis da Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado Tião Medeiros (PTB) também falou sobre a importância de entender o funcionamento dos empreendimentos. "Essa é uma grande oportunidade de conhecer de perto como estas pequenas centrais hidrelétricas funcionam na prática. Ver qual é o potencial de cada uma delas e como estes empreendimentos podem beneficiar a população, o empresário", afirmou.

Para o deputado, este é um setor em ascensão que precisa ser fomentado. "O Paraná tem potencial para isso. Temos um estado com capacidade para gerar energia limpa, renovável, e que respeite o meio ambiente. Empreendimentos como estes mostram que todo apoio é necessário", reforçou. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.