em

Franquias paranaenses conquistam o mercado nacional


 Em 2012 o setor de franquias deve crescer 15% no país, de acordo com dados da ABF-RJ (Associação Brasileira de Franchising Regional Rio de Janeiro). Em todo o Brasil são duas mil marcas em operação, com um total de 86,3 mil unidades franqueadas. Neste cenário, o Paraná destaca-se como um dos Estados líderes em unidades franqueadas, com um total de 6% – atrás apenas de São Paulo (39%), Rio de Janeiro (12%) e Minas Gerais (8%) –, e três franquias paranaenses têm se destacado nesse mercado: a Link Monitoramento, a Faculdade Inspirar e o Centro Europeu. 

 

A Link Monitoramento é uma empresa especializada em monitoramento e rastreamento de pessoas, objetos e veículos. Criada em junho de 2009, possui sede em Curitiba e mais de 50 franquias espalhadas pelos Estados do Paraná, Santa Catarina, Pernambuco, Bahia, Ceará, Mato Grasso, Goiás, Amazonas, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal. “Com a abertura de franquias e a descentralização das operações, os franqueados e os nossos clientes só têm a ganhar”, explica Sílvio Torres, presidente da Link Monitoramento. “A presença da empresa em diversas regiões reflete-se na eficiência dos serviços prestados, com a assistência técnica pontual realizada por funcionários próprios, treinados, qualificados e comprometidos com o cliente”, acrescenta.

 

Outro caso bem sucedido é a Faculdade Inspirar. Criada em Curitiba em 1996 pelos fisioterapeutas Esperidião Elias Aquim e Marcelo Márcio Xavier, a Faculdade Inspirar logo se consolidou como uma das principais instituições de ensino do Estado do Paraná. Trabalhando com mais de 300 cursos de graduação, extensão e pós-graduação nas mais diversas áreas da saúde, a Inspirar se tornou referência nacional no segmento, sucesso que motivou a elaboração de um ousado processo de expansão, que tem por objetivo a implantação de unidades da faculdade nas principais cidades do Brasil até o final de 2012. Hoje a Inspirar já possui unidades franqueadas em onze cidades, entre elas Belo Horizonte, Fortaleza, São Paulo, Florianópolis, Salvador, Teresina, Cascavel, Londrina e Balneário Camboriú. “Os investidores já estão percebendo o carinho que temos com os nossos parceiros. Os nossos franqueados recebem todo o treinamento inicial para poder capacitar e gerir o negócio, além de manuais operacionais e uma oficina de Planejamento Estratégico e Customização do Plano de Negócios”, explica o Dr. Esperidião Elias Aquim.  

 

Assim como a Inspirar, outra instituição no ramo de educação tem conquistado cada vez mais sucesso com o sistema de franquias. Com duas décadas de atuação no segmento, o Centro Europeu já está presente com unidades próprias e franqueadas em quatro cidades brasileiras e se tornou referência nacional no ensino de profissões. A escola surgiu com o objetivo de trazer cursos inéditos de profissões e métodos inovadores para o ensino de idiomas para a capital paranaense, e firmou-se como uma das principais instituições de ensino da América Latina, destacando-se pelo pioneirismo no lançamento de cursos que hoje são referência no Brasil. Em 1993, dois anos após a sua fundação, a escola já oferecia quatro cursos de profissões e mais quatro de idiomas, muitos deles pioneiros na capital paranaense. Nesses vinte anos, a escola alcançou números surpreendentes e hoje conta com unidades próprias e franqueadas nos Estados do Paraná (Curitiba, Ponta Grossa e Maringá) e Santa Catarina (Joinville), entre elas o Hotel Escola Centro Europeu Tourist e a Sede Gourmet, ambas na cidade de Curitiba.

 

Otimismo

 

Os interessados em investir em franquias paranaenses têm motivos para serem otimistas. De acordo com uma pesquisa realizada pela Rizzo Franchise, até o final de 2011, a expectativa é que o faturamento do mercado de franquias em todo o país chegue a R$260 bilhões, gerando um aumento de 9,5% em relação a 2010. Esse valor representa o dobro do crescimento que o Brasil espera para o PIB (Produto Interno Bruto) para este ano.

 

Atualmente são inauguradas 1.017 franquias por mês, o que equivale a 33 novas unidades por dia e quatro por hora. Estima-se que cada brasileiro deixe, no mínimo, R$0,45 no caixa de uma franquia por hora. No que diz respeito à geração de empregos, as empresas geram, em média, 469 vagas por dia. Em 2010 o setor criou um total de 171.281 novos empregos, e o mercado deu origem a 126.000 novos trabalhos, o que significou um aumento de 10,4% em relação a 2009.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.