em

Forças Armadas vão emitir parecer das urnas eletrônicas

O ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira. Foto: Gustavo Sales / Câmara dos Deputados

O Ministério da Defesa emitiu uma nota oficial, no final da tarde dessa segunda-feira (7), no qual informa que deverá entregar parecer sobre a avaliação do sistema de funcionamento das urnas eletrônicas durante as eleições deste ano.

De acordo com o ministério, “no próximo dia 9 de novembro, quarta-feira, será encaminhado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o relatório do trabalho de fiscalização do sistema eletrônico de votação, realizado pela equipe de técnicos militares das Forças Armadas”.

O documento vem sendo aguardado com ansiedade pelo autointitulado Movimento Patriota. Os manifestantes, que questionam a confiabilidade do sistema e supõem ter ocorrido fraude no pleito que elegeu Luiz Inácio Lula da Silva, o novo Presidente da República, acreditam que o relatório pode confirmar eventuais irregularidades no processo.

Nas redes sociais, inúmeros vídeos, fotos e áudios se espalham em ambiente público e privado, minando a confiança no sistema que é usado desde 1996, e que elegeu Jair Bolsonaro em 2018 e Lula, agora, em 2022. A maioria é fake news e teoria da conspiração, mas há questionamentos que retornam depois que pareciam superados, como a proposta de impressão de comprovantes dos votos em papel por todas as urnas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.