em

Fesuva incentiva produção familiar local

Foi realizada na tarde desta quinta-feira (23) a cerimônia oficial de lançamento da 37ª edição da Feira da Uva de Ponta Grossa (Fesuva), evento que segue até o dia 2 de fevereiro e é promovido na Estação Saudade. Com preço único de R$ 8 por quilo, as uvas dos tipos preta, branca e rosada podem movimentar até R$ 300 mil com a venda de mais de 37 toneladas – marca alcançada na edição de 2019.

 

Conforme afirma o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Bruno Costa, o intuito é fomentar a produção familiar. “Queremos que os produtores, através de eventos como esse, se motivem a plantar outros tipos de cultura e identifiquem nichos e oportunidades para se beneficiarem na produção. O Brasil consome 1,5 milhão de toneladas de uva por ano, sendo que 50% desse volume é industrializado, voltado para vinhos e sucos, afirma Costa.

Segundo o gestor, a feira, promovida em parceria pela Prefeitura Municipal e pelo Núcleo de Alimentação para Eventos (Napes), está gerando mais de duzentos empregos diretos e indiretos. “Serão dois produtores da cidade vendendo a fruta e outro cinco com alimentos derivados, como cookies, geleias, doces variados, vinhos e vinagre”, explica.

Os diferenciais da edição 2020 são a ampliação para onze dias de feira e a dança da pisa. “A população pode estar dentro do tacho de uva e sentir o pisar na casca e suco, é um atrativo a mais. Além disso, atividades culturais como danças típicas italianas também integram a programação”, conta Bruno Costa. Uma praça de alimentação também foi montada no local, com a presença de food trucks e cervejarias.

Foto: José Aldinan.

 

Processo de cultivo

O parreiral da uva demora três anos para ficar pronto e dar a primeira colheita da fruta; portanto, para a produção são necessários diversos cuidados e paciência. Após a última poda a uva leva cinco meses para ficar madura e pronta para o consumo. Como neste ano a safra foi antecipada para alguns produtores, que já enviaram as frutas para venda em supermercados e feiras, apenas dois participarão da Fesuva – mas com expectativa de venda de mais de 37 toneladas, no total.

Rodrigo Sozim, filho de produtor de uva, participará do evento pela primeira vez e está animado. “Estarei com três toneladas de uva preta. Elas estão bem bonitas e doces esse ano, será muito bom participar”, relata.  Já o produtor José Carlos Alves participa há dez anos da Feira e pretende vender 23 toneladas das uvas rosada e branca durante o evento. “É uma semana com muito mais trabalho. A gente consegue tirar a mercadoria toda da roça e vender muito mais”, afirma o produtor.

 

Visite

37ª Fesuva

Entrada gratuita

Local: Estação Saudade

Horários: das 14 às 22 horas de segunda a quinta-feira e das 9 às 22 horas de sexta-feira a domingo

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.