Pesquisa realizada pelo Sebrae aponta que as empresas estão se reinventando na forma de se comunicar com seus clientes, expor seus produtos e vender. Hoje, 72% dos pequenos negócios no Brasil estão utilizando ferramentas digitais como o WhatsApp para atingirem os seus públicos e 40% têm perfil nas redes sociais, neste caso no Facebook.
De acordo com a consultora do Sebrae PR, Suelen Pedroso, a pesquisa tem como base mais de seis mil empreendedores que se utilizam de ferramentas de comunicação, como a tecnológica, e conseguem alavancar vendas, “o que faz com que se torne de fato um ganho muito grande para a empresa, porque ela consegue elevar o nível da marca, com muitas pessoas tendo acesso e com um custo muito baixo”, diz.
Suelen observa que até pouco tempo a visão que se tinha dos aplicativos era apenas de ferramentas de mensagens e conversas, até que as empresas foram entendendo a função corporativa para fazer as vendas.
Por outro lado, Suelen observa que mesmo a inserção sendo gratuita e tendo amplitude para divulgação é preciso analisar “com calma para não ser um problema; é preciso estabelecer alguns limites como, por exemplo, o número de telefone que vou usar no WhatsApp; é necessário saber até que ponto estou disposto a pagar pelo preço da liberdade, porque o cliente está vendo on-line e se você não responder pode criar um problema, então é preciso cuidado porque as ferramentas trazem um benefício, mas requerem disciplina no uso”, alerta.
Planejamento
O Sebrae trabalha com planejamento, desta forma através de seus consultores está apto a orientar as empresas que queiram investir em ferramentas digitais para se comunicarem. “As empresas precisam conhecer o seu público primeiro”, adianta.