Menu
em

Fecomércio registra alta de 4,40% nas vendas em Ponta Grossa

 

A Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio) divulgou, nesta semana, os dados sobre a movimentação do setor no mês de novembro de 2012 em Ponta Grossa. A pesquisa analisa os números de compras, vendas, nível de emprego e folha de pagamento praticados pelas empresas do município.

Segundo a análise, em um comparativo com o mês de outubro de 2012 o resultado das vendas reais foi positivo em 4,40% e os setores que mais se destacaram foram calçados, com 31,01% de avanço, óticas, com 21,03% e móveis, decoração e utilidades domésticas, com 13, 79% de aumento. As compras efetuadas pelos empresários apresentaram inclinação de 0,95%, porém o nível de emprego apresentou um discreto crescimento de 1,36%, na mesma direção as folhas de pagamento engordaram 5,03%.

Já em relação ao mesmo mês do ano passado (novembro 2011/novembro 2012) o resultado foi positivo em 11,59% Com destaque para óticas (33,08%), concessionárias de veículos (26,35%) móveis, decoração e utilidades domésticas (25,35%). Os estoques das empresas, representados pelas compras cresceram em 7,81%. O nível de emprego demonstrou um pequeno aumento de 1,31%, em compensação as folhas de pagamento ficaram 6,89% maiores neste ano.

Destaque para as vendas reais (deflacionadas pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA), que tiveram alta geral de 5,39% no acumulado do ano.  Nos outros pontos avaliados pela pesquisa, o comércio de Ponta Grossa também registrou variações. Nas compras realizadas pelos lojistas, a alta foi de 4,28%; já nos investimentos em folha de pagamento, o aumento foi de 2,53%. Na contramão está o nível de emprego, que leva em consideração o número de trabalhadores empregados no comércio, e teve leve queda: 0,52%.

O gerente do Sindicato dos Lojistas de Ponta Grossa (Sindilojas) Rafael Ribeiro avalia que o crescimento nas folhas de pagamento já era esperado para o período. “Em novembro muitos funcionários saem de férias e as empresas começam a pagar o 13º salário”, constata.

De acordo com Ribeiro, para o setor de óticas o crescimento ficou 0,5% abaixo das projeções. “Além do crescimento favorecido pela chegada do verão, a alta adesão das óticas as campanhas de fim de ano poderia ter contribuído mais para o crescimento do setor em novembro. Mesmo assim o número está dentro do esperado”, aponta.

O gerente também atribui à mudança de estação pelo crescimento no setor de calçados. Com relação ao constante crescimento do setor de Móveis, Decorações e Utilidades Domésticas, Ribeiro explica que, “como o setor imobiliário está em evidência, a tendência desse segmento é de continuar crescendo”. 

 

BOX

Em 11 meses, vendas do comércio paranaense têm aumento de 5,74%

Os dados da Pesquisa Fecomércio apontam que as vendas reais foram 5,74% superiores ao do mesmo período de 2011 no estado.

No acumulado do ano de 2012, o setor de móveis, decorações e utilidades domésticas teve o melhor rendimento, com 11,89% superior, seguido pelas concessionárias de veículos, com 8,73% e materiais de construção com 8,42%. O menor desempenho foi registrado pelo ramo de tecidos, com -0,3% nas vendas, seguido pelo de combustíveis e lubrificantes, com -2,38%.

As compras realizadas pelo comércio varejista junto a empresas atacadistas e indústrias foram 4,98% superiores se comparadas ao ano anterior e foram os setores de vestuário, móveis, decoração e utilidades domésticas os que mais se destacaram.

O número de empregados assalariados em atividade no Paraná foi 2,54% superior no acumulado do ano. Outro dado positivo foi a folha de pagamento: 8,27% superior ao verificado no mesmo período de 2011.

 

Leia mais no DC

créditos
Ribeiro: “o setor de óticas ficou com crescimento 0,5% abaixo das projeções”

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile