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Fecomércio aponta melhora no comércio varejista

 

Arquivo DC
Setor de vestuário se destacou

 

Os lojistas receberam com ânimo a notícia de que o varejo paranaense registrou melhora, quando comparado o mês de novembro de 2016 com o mesmo período em 2015. Segundo dados da Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio PR), as vendas tiveram aumento de 2,84%. As vendas também tiveram acréscimo de 4,93% ante o mês de outubro. Ponta Grossa teve um aumento mais modesto, de 0,98%, mas ainda assim animador.

O empresário Antonio Carlos Coelho Filho afirma que já havia notado, na prática, essa melhora. “Houve um crescimento mesmo. No caso de novembro, tradicionalmente temos um resultado melhor que o de outubro. Esperamos que fevereiro também seja melhor que janeiro, por conta da compra de materiais escolares, que vai aumentar”, diz Coelho Filho.

O segmento com melhor desempenho na comparação com novembro de 2015 foi o de móveis, decoração e utilidades domésticas, com alta de 27,82%, em virtude das promoções e da Black Friday realizada pelas lojas, principalmente na capital (42,8%).

A Black Friday estimula as compras porque as pessoas se empolgam ao ver as outras comprando, pelo receio de perder as ofertas, pela busca por satisfação imediata, pelas estratégias de venda adotadas pelo comércio capazes de influenciar o consumidor. Dentre os produtos mais demandados nesse tipo de promoção estão: eletroeletrônicos, eletrodomésticos, eletroportáteis, vestuário, calçados, artigos para casa e os celulares.

As concessionárias de veículos apresentaram alta de 5,65% na análise interanual, bem como os setores de calçados (5,26%) e supermercados (5,08%).

Já o acumulado do ano registrou queda de 3,56%. Os únicos setores positivos no Estado foram os que comercializam itens de necessidade básica, ou seja, supermercados (3,48%) e farmácias (1,09%).

 

LEGENDA: Setor de utilidades domésticas foi um dos que mais vendeu no período analisado

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