Se depender do presidente do Democratas, o deputado estadual Pedro Lupion, Plauto Miró Guimarães Filho permanece no partido. "O Plauto é a história do Democratas e está conosco há mais de 30 anos. Vamos fazer o que tiver que fazer para que evitar a saída dele", aponta Lupion em entrevista ao Diário dos Campos. "Ele terá total liberdade para tomar a decisão que julgue necessária", completa o presidente da legenda.
Reforçando o pedido para que permaneça na sigla, um documento chamado de 'apelo público', assinado por lideranças do partido e companheiros políticos de Plauto pede a permanência dele no Democratas. "Por ser Plauto quem é, apelamos por sua permanência no Democratas. Nosso PFL, o seu partido, a sua casa. A executiva estadual, por unanimidade, fala por prefeitos, vereadores e filiados em geral, de todo o Paraná", consta no documento, que ressalta ainda que as posições de Plauto serão sempre consideradas em qualquer tomada de decisão.
A decisão de deixar o DEM foi divulgada por Plauto na semana passada, após o anúncio de que Beto Richa (PSDB) deixará o cargo de governador. Com isso, a vice-governadora Cida Borghetti (PP) assumirá o cargo e o Democratas deverá seguir na base do governo. No entanto, o apoio de Plauto nas eleições para governador deve ser para o deputado Ratinho Junior (PSD) e não para Cida, que também é pré-candidata a governadora, levando Plauto a decidir pela escolha de um novo partido.
"Nós estamos falando, em um primeiro momento, de mudança de governo, em que a Cida assume e a declaração de apoio do partido foi na governabilidade da nova composição do governo. Qualquer questão sobre eleições e coligações, só poderemos tomar após as convenções. Sabemos que o deputado Plauto tem preferência pelo Ratinho, mas em absoluto o partido tomaria alguma decisão no sentido de impedir qualquer decisão pessoal que ele tenha ", frisa Lupion.
De acordo com a assessoria de Plauto, que deve disputar o oitavo mandato a deputado estadual, ele mantém o posicionamento de apoio a Ratinho. Segundo a assessoria, e ele só fica no DEM se isso for possível. Plauto tem até sábado (7) para definir sua permanência ou filiar-se a outro partido.
em Brasil