em

Família unida no esporte rende medalhas

Muitas famílias fazem do esporte um meio de unir ainda mais os entes queridos e passam isso por gerações com orgulho.  É o caso do dentista Luiz Guilherme Lavalle, de 43 anos, que  começou a praticar taekwondo nos anos 1980 com o mestre Gaúcho, um dos pioneiros da modalidade em Ponta Grossa. Hoje, Luiz Guilherme está casado e seus  dois filhos, Manuela, 6 anos e Giovani, 4 anos, além do enteado Gabriel Andrade, de 11 anos, praticam o taekwondo  e já começam a colher os frutos.

No último final de semana, em Matinhos, no litoral do Paraná, a pequena Manuela, ou Manu, como é chamada, ganhou duas medalhas de ouro nas categorias poomsae (movimentos) e kyorogui (luta combinada). A competição ocorreu pela vigésima edição do Brasil Open de Taekwondo e vale pontos para o ranking paranaense e ranking nacional da modalidade. As lutas ocorreram no Ginásio do SESC que recebeu atletas de três países. Marcaram presença em Matinhos competidores do Brasil, Paraguai e Inglaterra, num total de 780 competidores e 57 academias inscritas.

Luiz Guilherme está orgulho pela proeza da filha e pensa até em Olimpíadas no futuro. ” O sonho da Manu é aparecer lutando na tv, igual como ela viu as meninas nos jogos Pan Americanos recentemente.Quem sabe um dia não chega lá, numa Olimpíada. Além disso, para ela é muito importante, porque desperta várias coisas boas. O taekwondo tem cinco virtudes básicas: cortesia, lealdade, integridade, perseverança e espírito indomável”, explica. ” O taekwondo é um dos caminhos mais fáceis pro sonho olímpico. O numero de praticantes está crescendo,  mas ainda é mais fácil o caminho do que judô”, completa  Lavalle. A próxima participação da Manu nos tatames está prevista para novembro, em  torneio regional,  em Ponta Grossa.

Enquanto isso, Manu, treina na academia do professor Maurício Guerra, que não teve como levar uma equipe ao Brasil Open de Taekwondo por falta de patrocínio. “Pagamos a viagem dela que foi sozinha, sem o restante da equipe da academia. Ela foi a única representante de Ponta Grossa”, disse Guilherme Lavalle.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.