em

Falta de qualificação é entrave na busca por emprego

Segundo um levantamento feito pela Agência do Trabalhador de Ponta Grossa a pedido do jornal Diário dos Campos, cerca de 30% das vagas que são ofertadas pelo órgão, mas não são preenchidas têm como motivo principal a falta de qualificação profissional. Com um aproveitamento de 50%, o órgão tem tentado conscientizar os seus usuários sobre a importância de investir tecnicamente na carreira, considerando as capacitações requeridas pelos empregadores que fazem uso do intermédio da Agência.

“Muitas pessoas querem o imediatismo; primeiro conseguir um emprego e depois pensar em começar a estudar, mas não é isso que o mercado busca”, afirma o coordenador John Elvis Ramalho. De acordo com ele, além de deixar para depois, muitas pessoas acabam não se atualizando na sua área. “Isso de adiar cursos muitas vezes acaba nem acontecendo. Muitos trabalhadores que conseguem emprego já acham que isso basta e não procuram se qualificar, o que pode comprometê-los em sua carreira”, avalia John.

Para o coordenador da Agência do Trabalhador de Ponta Grossa, o ideal é aliar uma “reciclagem” para que se tenham mais condições de conquistar uma vaga no mercado de trabalho. Trabalhando nesse sentido, para tentar diminuir o índice no mês passado a Prefeitura de Ponta Grossa anunciou que, em parceria com o Centro Universitário Unifacvest, está ofertando semanalmente cursos gratuitos em frente à Agência do Trabalhador, no Ônibus da Qualificação Profissional. A capacitação é oferecida para os cidadãos que estão em busca de inclusão ou recolocação profissional.

Entre os temas abordados estão, entre os principais, os que se referem à empregabilidade, gestão do tempo, qualidade, produtividade, postura profissional e a importância da qualificação contínua no investimento da sua própria carreira, a partir de profissionais da área e com experiência no mercado de trabalho.

Para o secretário da pasta que gere os setores (Indústria, Comércio e Qualificação Profissional), José Loureiro, a expectativa é que aproximar os candidatos de qualificações que as empresas contratantes exigem. “Iniciamos as atividades do Ônibus da Qualificação em um local estratégico, onde estão reunidas as pessoas que buscam por uma vaga de emprego. Caso o candidato não cumpra com os requisitos da oportunidade, ele terá a chance de logo em frente se profissionalizar em um curso rápido e qualificar seu currículo profissional”, explica Loureiro.

Os cursos são ministrados toda terça-feira a partir das 8 horas e as inscrições devem ser feitas na Agência do Trabalhador nas quintas, sextas e segundas-feiras que antecedem as datas da realização dos cursos. O órgão fica localizado na esquina das ruas Dr. Colares e Sant’Ana e atende das 8 às 16 horas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.