em

Fabricante de caminhões fecha parceria em PG

 

Divulgação
 Wosgrau, Marco Antonio e Cantarelli, na assinatura do convênio

 

 

O prefeito Pedro Wosgrau Filho, o presidente da Daf Caminhões, Marco Antonio D’Avila, e o reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Carlos Alberto Cantarelli, assinaram ontem convênio que formaliza a parceria entre o governo municipal, a UTFPR e a fábrica de caminhões para agilizar o enlace entre as necessidades de mão de obra do polo automotivo (a começar pela própria Daf e contando também com seus fornecedores), a qualificação dos estudantes da UTFPR e os programas de fomento econômico, incentivo à qualificação e suporte a investimentos da prefeitura de Ponta Grossa.

Segundo D’Avila, presidente da empresa, o dia foi “muito especial para a DAF, porque marca o início da reação com a UTFPR, e onde a Prefeitura e a Universidade vão ajudar a construir uma longa relação de trabalho”. De acordo com o presidente da Daf, a empresa “vai precisar de engenheiros, técnicos e vai precisar também estar perto desse pessoal enquanto se prepara para trabalhar”. D’Avila ainda manifestou o sentimento da Daf e de sua controladora, a norte-americana Paccar, em relação ao governo Wosgrau: “a Paccar está muito agradecida à Prefeitura pela grande ajuda e suporte”. Ele também disse que a previsão é de que haja “muitos programas juntos. Vamos fazer investimentos em aulas (cursos), projeto de laboratórios e projetos. Vamos trabalhar no desenvolvimento de várias áreas. Estamos a partir de agora abrindo muitas avenidas de ajuda mútua”.

O diretor-geral do campus Ponta Grossa da UTFPR, Luís Alberto Pilatti, disse que o convênio assinado nesta segunda-feira é “um grande avanço e uma solução importante” para todos os envolvidos, estabelecendo um “modelo importante”. Já o reitor Cantarelli lembrou da proposta de expandir os termos da parceria agora firmada, com maior ênfase na formação de quadros especializados para atuar nas empresas do pólo automotivo, que compõem a cadeia de produção da Daf em Ponta Grossa.

O prefeito disse que é “difícil ter tanta satisfação em assinar um documento, porque este vai ter claro impacto no desenvolvimento da cidade, abrindo oportunidades para outras pessoas construírem uma vida melhor”. Ele destacou a importância da parceria entre a empresa e a Universidade Tecnológica, com a interveniência da prefeitura: “por tudo que a Daf está trazendo e tudo mais que vem junto com ela, inclusive o reflexo positivo na vida de tantas pessoas que jamais vão saber que um passo tão importante foi dado justamente neste dia, e talvez nem lembre os nossos nomes”.

PASSO

Para o secretário de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, João Luiz Kovaleski, um dos artífices do convênio e principal interlocutor do município tanto diante da empresa quanto da comunidade acadêmica, o convênio merece destaque, por representa um passo de grande importância para a cidade e para o entrosamento entre as empresas e a universidade.

 

 

Daf implantará polo na UTFPR

Pelo convênio a UTFPR cede espaço no campus Ponta Grossa para um polo de implantação da Daf, que vai ali desenvolver um estudo de qualificação profissional, recursos humanos, projeto de construção e delineamento das parcerias necessárias de qualificação para contratar mão de obra ponta-grossense para suas linhas de montagem. A prefeitura está comprometida com o processo colaborando com a qualificação de mão de obra para o setor automotivo, ao passo que a UTFPR também vai colaborar nas áreas de recrutamento e qualificação do pessoal selecionado pela Daf.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.