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Exportações de tintas e vernizes estão aquecidas


 

 

 

O ano de 2011 será positivo para o setor de tintas e vernizes no que se refere à balança comercial. Isto é o que indica o levantamento do Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo (Sitivesp), que reúne os resultados das importações e exportações atingidos nos três primeiros trimestres do ano. A tendência é que o índice de crescimento das vendas externas supere as compras realizadas em outros países, embora o déficit da balança ainda se mantenha.

 

As importações de tintas e vernizes, registradas nos primeiros nove meses deste ano, totalizaram US$ 228,558 milhões, o que permite a projeção para 2011 de US$ 304,744 milhões e corresponde a um crescimento superior a 15% do total obtido no ano passado, quando as compras externas somaram US$ 264,654 milhões.  No período, foram importadas 37.281 toneladas, o que indica que o setor deve fechar o ano com total em torno de 49.708 toneladas, volume aproximadamente 8% maior do que o total de 46.052 toneladas alcançadas em 2010. O preço médio, por sua vez, aumentou de US$ 5,75/kg para US$ 6,13/kg.

 

No que se refere às exportações, as vendas totalizaram US$142,501 milhões, de janeiro a setembro de 2011, projetando para o ano a soma de US$190,001 milhões contra US$ 161,218 milhões registrados em 2010. O resultado equivale a uma elevação em torno de 18% de um ano para outro. Durante os três trimestres do ano, as vendas externas totalizaram 42.525 toneladas, devendo atingir 56.700 toneladas em todo 2011, contra 54.689 toneladas somadas em 2010, um volume 4% superior. O preço médio dos produtos deverá fechar o ano passando de US$ 2,95/kg para US$ 3,35/kg.

 

O levantamento é realizado trimestralmente, com base no acompanhamento e análise das informações fornecidas pelo Sistema Alice, da Secretaria de Comércio Exterior do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo, que indicam também a balança comercial do âmbito do Mercosul. Em relação aos volumes comercializados entre os países que formam o Mercosul, foram exportadas, no período, 22.394 toneladas, equivalente a US$ 72.578, e importadas 2.314 toneladas, correspondente a US$ 7.365.

 

 

Segmentos em destaque

Entre as importações, as tintas para impressão foram os itens que mais se destacaram nos três primeiros trimestres de 2011 – US$ 115.070 mil -, seguidos pelas tintas e vernizes à base de solvente – US$ 81.535 mil – e pelas tintas e vernizes à base de água – Entre as exportações, os produtos à base de solvente foram os mais vendidos – US$ 85.497 mil -, seguidos pelas tintas e vernizes à base de água – US$ 28.796 mil – e pelas tintas de impressão – US$ 22.456 mil.

 

Esses números indicam o quanto esses setores são importantes para o desenvolvimento do setor de tintas e vernizes. “Esta tendência deve continuar, tendo em vista os investimentos planejados para os próximos anos, a exemplo dos projetos para a Copa do Mundo e para a Olimpíada, que deverão movimentar diversas áreas produtivas”, afirma Airton Sicolin, assessor da diretoria do Sitivesp.

 

 

 

Perfil Sitivesp

Em 2011, o Sindicato da Indústria de Tintas e Vernizes do Estado de São Paulo (Sitivesp) comemora 70 anos de existência. Fundado em 1941, com o objetivo de representar legalmente as indústrias paulistas de tintas, o Sindicato, apesar de ter base estadual, possui hoje reconhecimento nacional, devido às ações desenvolvidas em prol não apenas de suas associadas, mas em defesa do mercado de tintas como um todo.

Atualmente, o Sitivesp reúne 67 empresas associadas – entre pequenos, médios e grandes fabricantes de tintas dos segmentos imobiliário, automotivo, industrial e gráfico, entre outros – que representam cerca de 80% de toda a produção nacional de tintas.

Participando ativamente de todas as questões relevantes para o setor, desde a sua criação, o Sitivesp é reconhecido como uma entidade pró-ativa, que se antecipa às necessidades do mercado e, por isso, suas ações visam à integração da cadeia produtiva e a ampliação do consumo de tintas. Através de seus departamentos e comissões, fornece informações e subsídios necessários para que as empresas do segmento atuem no competitivo mercado de tintas.

 

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