Menu
em

Expofrísia encerra neste sábado em Carambeí

A 14ª ExpoFrísia, uma das principais feiras nacionais do segmento leiteiro, encerra neste sábado (27). O evento é promovido pela cooperativa Frísia e é realizado anualmente em Carambeí, que tem a região considerada a maior bacia leiteira do Brasil. A programação completa prevê três dias de exposições e julgamentos de animais, competições juvenis e palestras sobre melhoramento genético e saúde animal, com atrações voltadas à pecuária leiteira e suinocultura.

O governador em exercício Darci Piana esteve na abertura da feira, na última quinta-feira (25) e afirmou que o estado incentiva o cooperativismo e a união dos produtores rurais, além do uso de novas tecnologias no campo para agregar valor, diminuir custos e potencializar a exposição dos produtos paranaenses nos mercados interno e externo. Ele destacou que o Paraná já possui sete das dez melhores cooperativas do país e que agora precisa aprimorar a malha de infraestrutura e logística para aumentar o volume de negócios no setor.

O governador em exercício disse ainda que as cooperativas e o agronegócio são grandes motores do desenvolvimento do estado e que o bom desempenho do segmento representa ganho imediato e de longo prazo para a economia paranaense. “As cooperativas fazem muito pelo estado. Cabe ao governo fazer sua parte para melhorar o resultado do agronegócio. Também incentivar a produção de leite e a industrialização da carne para gerar produtos de maior valor agregado”, ressaltou.

Piana mencionou que o governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve nesta semana na China em busca de investidores para assumir concessões de rodovias do estado, além de portos e ferrovias, e ressaltou a economia de R$ 80,3 milhões no primeiro trimestre do ano com congelamento de salários do primeiro escalão, corte de gastos e revisão nos contratos.

Potencial

A Unium (união das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal) produz cerca de 2 milhões de litros de leite por dia em Carambeí e tem capacidade para processar 3 milhões de litros em três plantas (duas no Paraná e uma em São Paulo). São mais de cinco mil famílias cooperadas e R$ 1 bilhão em investimentos nos últimos oito anos para que os Campos Gerais se tornassem uma das três maiores bacias leiteiras do Brasil.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile