em

Ex-diretor do Senado fala sobre transparência em Palmeira

O presidente do Instituto Legislativo Brasileiro (IBL), Helder Rebouças, ex-diretor do Senado, vem a Palmeira nesta quinta (7) participar do encontro que comemora o primeiro ano de implantação da Escola do Legislativo da Câmara de Palmeira.

O evento inicia às 16h, é aberto ao público, e terá a participação de cerca de 10 municípios da região. Além de Helder Rebouças, que é economista, advogado e servidor do Senado há 15 anos, também farão palestras no evento a coordenadora de ensino a distância, Simone Dourado, e o presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), Florian Madruga.

Divulgação
Escola do Legislativo funciona na Câmara de Palmeira

Rebouças disse ontem à reportagem que um dos temas a ser destacado na palestra em Palmeira será o programa Interlegis, que é um software voltado à modernização das câmaras municipais.

O programa traz um modelo de site para que as câmaras publiquem informações de interesse público, como a Lei de Acesso à Informação e dados sobre o orçamento público. “Há dois anos, a Folha de S.Paulo fez uma matéria indicando que metade das câmaras do Brasil não tinham sites próprios, estamos mudando isso”, afirmou.

Além disso, ressalta Rebouças, a intenção do ILB é capacitar e aprimorar o trabalho dos servidores e vereadores, visto que em câmaras de cidades menores, com pequenas infraestruturas, nem os próprios vereadores conhecem suas atribuições.

“Queremos disseminar a melhoria institucional do Legislativo, mas o cidadão também acaba sendo beneficiado, conhecendo melhor este poder. Além disso, conhecendo melhor o Legislativo local, temos condições de promover a melhoria do próprio Congresso”, diz.

Rebouças ressalta ainda que as câmaras que não têm estrutura para montar sites próprios encontram o suporte do ILB, que armazena as informações em nuvem. O Parlamento de Guiné-Bissau, na África Ocidental, por exemplo, tem suas informações gerenciadas pelo programa Interlegis do ILB.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.