Menu
em

Evento reúne mais de três mil jovens na Bahia

Entre os dias 16 e 19 de agosto aconteceu o maior evento de empreendedorismo jovem do mundo, o ENEJ (Encontro Nacional das Empresas Juniores), que reuniu, mais de três mil estudantes, mais de 60 palestrantes, 530 empresas juniores, além de mais de 20 empresas apoiadoras. O evento aconteceu em Porto Seguro (BA).

Idealizado pela Brasil Júnior, instância de representatividade das empresas juniores a nível nacional, o 24º ENEJ movimentou cerca de 300 mil reais para a economia local da cidade. O evento acontece com diferentes temas centrais a cada edição, que se desdobram ao longo da programação. Durante os quatro dias, os empresários juniores congressistas tiveram a possibilidade de assistir palestras, workshops e cases, além de participar de rodas de discussão e minicursos, tudo isso em contato diário com outros jovens da Rede. O primeiro ENEJ aconteceu em São Paulo, em 1993.

Entre o rol de palestrantes estiveram presentes: Luiza Trajano, fundadora da rede de lojas de varejo Magazine Luiza, Vicente Falconi, especialista em gestão que atuou em empresas como Ambev e Votorantim, Rony Meisler, fundador da marca Reserva, Sofia Esteves, CEO da Cia de Talentos e do grupo DMRH, e Sandro Magaldi, CEO do meusucesso.com, além de CEOs e executivos da Votorantim, Yara, Raízen, Sicoobcard, entre outros.

Um dos destaques da programação foi o TalkShow Redes, que aconteceu no primeiro dia, onde os presentes discutiram a importância de se trabalhar em rede (principalmente para aqueles que trabalham de forma voluntária), e os desafios de cada um desses modelos de rede. Para Diego Calegari, pós-junior, fundador da Politize! “é importante existir uma sensação de propósito em cada uma das empresas, assim todos conseguem entender a onde que esta rede chegará”. Para Fabiano Salgado, representante da Aliança Empreendedora, “O futuro do Brasil é empreender e olhar para aquelas pessoas que estão do seu lado, quando você une as duas coisas, compartilha conhecimento, o país irá longe”.

O painel “Brasil Empreendedor”, reuniu personalidades de grandes empresas sobre a importância do país ser mais empreendedor e como isso ajudará positivamente no desenvolvimento do Brasil. Novamente a questão do propósito nas empresas foi um dos assuntos em pauta. Para Márcio Soufen, VP de Excelência Cervejeira da Ambev, ao falar sobre o tema, explicou: “somos feitos de gente e de sonho. Queremos que as pessoas empreendam seus sonhos dentro da nossa empresa”. Para Carlos Lienstadt, VP de RH e Comunicação da Yara, o objetivo é social. “Queremos ajudar a acabar com a fome do mundo e respeitar o planeta”, explica. Para finalizar o painel, o Luiz Henrique Guimarães, CEO da empresa da Raízen, dá uma dica para os jovens presentes: “Esteja feliz naquilo que você está fazendo. Essa geração é mais disposta, não percam isso e sejam sempre muito felizes”.

O evento também contou com o painel “Em Busca de Resultados”, mediado pela Ianna Brandão, ex-presidente do conselho da Brasil Júnior, e a presença de outras três pós juniores, Ana Paula Pereira (única mulher presidente da Brasil Júnior e atualmente consultora da Bain & Company), Gabriela Torquato (Atualmente na Endeavor, participou da chamada Consultoria Júnior Pública da FGV) e Joice Toyota (Ex-presidente da FEJESP, atualmente presidindo a Vetor Brasil). Elas falaram sobre o medo de enfrentar desafios, a importância de valorizar o agora e o significado e uma educação empreendedora. “Educação empreendedora, para mim, são conhecimentos técnicos alinhados às competências socioemocionais”, descreveu Gabriela.

Os jovens presentes conseguiram ter acesso a conhecimentos levados por distintas personalidades. Para o presidente da Brasil Júnior, Andrei Golfeto, o contato a diversidade foi algo muito importante para os estudantes. “Cada um dos palestrantes e painelistas que tivemos no ENEJ foi de grande importância, porque conseguiram passar suas vivências, trajetórias, erros e acertos para os jovens. Tivemos uma diversidade de perfis, idades e opiniões e essa mistura foi o que fez o evento de 2017 ser um grande sucesso”, explica.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile