em

Estudantes trabalham cooperativismo em Tibagi

Como parte das atividades do Programa Cooperjovem, desenvolvido pela Frísia e Cooperativa Batavo, os alunos do 4º ano da Escola Municipal Professor Aroldo, em Tibagi, sob a supervisão da professora Keila Maria Martins, vão desenvolver nos próximos meses atividades voltadas à sustentabilidade através da reciclagem. Com o projeto ‘Nosso papel em relação ao papel’, estão colocando em prática noções de cooperativismo, pois contam com a participação da comunidade tibagiana em seu projeto.

Dentro da iniciativa, distribuíram caixas para coleta de papel para reciclagem em diversos pontos de comércio na sede do município, assim como nos prédios públicos, inclusive da Prefeitura de Tibagi. “A cada 15 dias, faremos a coleta dos papéis, e trabalharemos a reciclagem deste material buscando implantar o espírito cooperativista”, explica Keila.

O projeto segue coletando papel para reciclagem até o final do ano letivo, e conta com a participação da comunidade. “O papel que não vai mais ser usado pode ser colocado nas caixas de coleta. Não pode ser molhado, nem papelão, mas o papel pode ser picado. Com o papel coletado vamos fazer papel novo”, pontua o aluno Elias Mateus da Silva Oliveira, 8 anos.

“Temos ações dentro do planejamento do ensino fundamental que buscam levar a discussão da temática para o dia-a-dia dos alunos, inserida dentro dos diferentes conteúdos apresentados em sala de aula”, enfatiza a secretária de Educação e Cultura, Rozilda Gomes Canha. A ação demonstra que a busca pela sustentabilidade e a consciência ambiental é uma constante. “Nossos alunos são beneficiados por diversos outros programas, como o Agrinho e o Estrada para a Cidadania , além dos desenvolvidos diretamente pelas escolas, que tem como um dos objetivos a educação ambiental”, ressalta.

Em 2013, Tibagi participou do Cooperjovem e a professora Janete, da Escola Municipal Ida Viana, foi premiada com o projeto Cooperar é somar esforços, e na execução deste projeto os alunos mobilizaram a comunidade numa coleta de óleo que se destinava à confecção de sabão. (Das Assessorias)

 

Alunos distribuíram caixas para coleta de papel para reciclagem

Divulgacao

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.