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Estudantes do Cescage reproduzem Técnicas de Restauração

O campo de atuação do arquiteto é extenso e quem deseja trabalhar na área conta com várias opções nas quais se especializar. Com o olhar voltado para as oportunidades que o mercado de trabalho oferece, as Faculdades Cescage preparam também o acadêmico para atuar na reconstrução de edificações antigas e históricas.

Uma das atividades práticas da disciplina de Técnicas Retrospectivas II do curso de Arquitetura e Urbanismo da instituição envolve técnicas de prospecção. A disciplina atua com conceitos ligados à preservação de bens culturais e restauro. “Durante muitos séculos na história da arquitetura, as edificações recebiam pinturas chamadas de parietais, gravadas ou pintadas em paredes e superfícies com caráter educativo, informativo ou decorativo. Ao longo do tempo essas pinturas se perderam e muitas edificações foram recobertas com outras camadas de tintas opacas”, disse a professora da disciplina Gabriela Kratsch Sgarbossa.

A proposta da aula prática é identificar e recuperar essas pinturas originais através de diferentes técnicas de prospecção. Um dos recursos utilizados pelos estudantes consiste na reprodução a partir de máscaras de estêncil. “Os estudantes realizam um levantamento dos desenhos que são copiados em papel vegetal ou semelhante e reproduzidos em acetato ou papéis de maior espessura, como o canson”, explica Gabriela.

De acordo com a docente, os conteúdos práticos da disciplina são importantes no processo de aprendizagem dos acadêmicos do curso. “No trabalho de restauração e recuperação é possível encontrar uma ‘memória’ da pintura, ou seja, um trecho da arte primitiva que ao ser aberta na parede sinaliza o que foi restaurado e o que é original da obra”, afirma. A disciplina é importante para os estudantes compreenderem mais sobre a arquitetura restaurativa e o uso dos recursos disponíveis a favor da profissão.

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