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Especialista dá dicas para ajudar empreendedores nas vendas de Páscoa

A pandemia do coronavírus trouxe incertezas e produziu efeitos perenes sobre o estilo de vida de toda a população mundial, além de causar impactos diretos na economia. A Páscoa, considerada uma das melhores datas para as vendas, especialmente, para empreendedores que trabalham com doces, e produtos à base de chocolate, se transformou em um grande desafio.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país tem mais de 24 milhões de autônomos e trabalhadores informais, que têm no verbo “reinventar” um direcionamento para os negócios em tempos de coronavírus. O motivo: se antes da crise pesquisas do segmento indicavam um crescimento entre 5% e 10% nas vendas deste ano, a estimativa agora dá lugar à necessidade de criação de novas ideias e soluções para minimizar o impacto provocado pelo isolamento social e a consequente redução da mobilidade dos clientes.

Segundo o coordenador do curso de Marketing da EAD Unicesumar, Victor Biazon, os pequenos empreendedores podem utilizar algumas estratégias para tentar impulsionar os negócios e garantir alguma renda neste período. “O primeiro passo é avaliar se são necessárias adaptações na forma como o produto ou serviço já era realizado. Não precisamos reinventar a roda, apenas colocar a nossa velha roda para rodar de forma diferente”, explica.

Para despertar insights que podem auxiliar na manutenção da renda para os empreendedores que apostavam e ainda dependem da Páscoa, o especialista listou algumas dicas e alternativas que podem ajudar na divulgação dos produtos. Confira:

  • As redes de contatos são aliadas neste momento. Que tal oferecer os produtos para os contatos e grupos de Whatsapp? Vale no do condomínio, família, trabalho e amigos.
  • Outra forma interessante é aproveitar as mídias digitais para oferecer os produtos, reforçando a entrega garantida, para o network virtual. O uso de stories do Instagram têm feito muito sucesso para vendas rápidas. Use e apresente o produto ou serviço com fotos e pequenos vídeos. Afinal, em período de isolamento, o celular acaba sendo uma distração necessária para quem está em casa. É fundamental ser direto, simpático e oferecer conforto e comodidade aos clientes. Não esqueça de destacar a importância do apoio ao pequeno negócio neste momento.
  • Reinventar-se é preciso. Se as vendas por si só não estiverem muito satisfatórias, que tal oferecer kits de confeiteiro? É uma excelente alternativa para os pais divertirem as crianças durante a quarentena. É possível oferecer os próprios insumos e incluir instruções para que as famílias fabriquem ou finalizem os produtos em casa. Uma boa ideia são os ovos de colher, biscoitos prontos ou cupcakes.
  • Em tempos de isolamento, a entrega tem sido um fator determinante para a decisão de compra. É fundamental decidir se fará entrega programada, retirada programada ou serviço de delivery – via entregador ou algum aplicativo de entrega. Uma dica geral é embalar os produtos de forma inviolável e orientar o cliente a descartar a embalagem externa assim que receber o produto. É fundamental realizar a higienização das mãos antes de manusear os alimentos. Assim, a segurança do produto fica resguardada.
  • Promoções e descontos são muito bem-vindos. Pensar em combos pode ser uma alternativa para atrair clientes e impulsionar as vendas.

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