Agrinho é o maior programa de responsabilidade social do Sistema FAEP, resultado da parceria entre o SENAR-PR, FAEP, o governo do Estado do Paraná, mediante as Secretarias de Estado da Educação, da Justiça e da Cidadania, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Agricultura e do Abastecimento, os municípios paranaenses e diversas empresas e instituições públicas e privadas.
O Concurso realizado todos os anos nas categorias redação, desenho, experiência pedagógica, escola e Município Agrinho serve a um só tempo como instrumento de avaliação do alcance das atividades e como uma amostra daquilo que o Programa vem provocando em termos de ações efetivas. Em Palmeira, ao total, foram cinco projetos premiados, três deles da rede municipal de ensino, nas modalidades de desenho e redação, todos da Escola Pedro Gross Filho da comunidade de Pinheiral de Baixo. Os outros dois projetos premiados foram também na modalidade redação, só que desta vez para escolas estaduais, sendo O Colégio Estadual Fritz Kliewer de Witmarsun e a Colégio Estadual de Quero-Quero agraciados com a premiação.
Segundo a secretária municipal de educação Lídia Mayer de Freitas, este não é o primeiro ano que Palmeira é premiada no Projeto Agrinho, de acordo com ela, a cidade se destaca todos os anos, seja no âmbito escolar municipal ou estadual. Esta primeira etapa é regional, os projetos dos alunos e professores premiados neste primeiro momento passam agora a concorrer na etapa estadual, que acontece na Capital do Estado na segunda quinzena de outubro, explicou a secretária.