em

Entidades vão monitorar cumprimento de regras eleitorais em PG

A campanha eleitoral ganha as ruas apenas no dia 16 de agosto, após o registro dos nomes dos candidatos a prefeito, vice e vereadores na Justiça Eleitoral, mas as entidades civis já estão de olho no cumprimento das regras e no compromisso dos postulantes aos cargos políticos com os programas de governo.

O presidente da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg), Douglas Fonseca, conta que após a definição das convenções partidárias, a entidade enviará convites aos candidatos para conversar com os associados e apresentar suas principais linhas de governo. Os prefeituráveis deverão ainda assinar os documentos dos programas perante os associados da Acipg para formalizar o compromisso.

A subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Ponta Grossa irá retomar os canais de denúncias de descumprimento de leis eleitorais por meio de telefone e e-mails. A Comissão de Direito Eleitoral da OAB/PG, que é presidida por Rodrigo di Piero Mendes, fará encontros nos dias 19 e 20 de julho para tratar de temas como registro de candidatos, prestação de contas à Justiça Eleitoral e normas da propaganda eleitoral. O evento é voltado para pré-candidatos, contadores, advogados e a população em geral, que se interessa pelo tema.

Arquivo DC
OAB fará palestras aos pré-candidatos

O Observatório Social dos Campos Gerais desenvolverá ações de conscientização dos eleitores com base no Comitê 9840 (Campanha Nacional de Combate à Corrupção Eleitoral). Segundo o presidente do Observatório Social dos Campos Gerais, Ney da Nóbrega Ribas, também serão promovidos encontros com os candidatos eleitos, no final do ano, ou seja, antes da posse, para que eles cumpram as funções esperadas pelos eleitores e os compromissos de campanha.

“Vamos focar em instrumentos que promovam a excelência da gestão pública”, cita Ribas, lembrando que a intenção é que as prefeituras façam capacitações de seus agentes visando a obtenção de selos de qualidade.

A diocese de Ponta Grossa também vai acompanhar o processo eleitoral. Segundo o bispo dom Sérgio Arthur Braschi, as paróquias vão distribuir cartilhas produzidas no Paraná para orientar o voto consciente dos paroquianos. “Não vamos tomar partido e entrar no mérito de indicar candidatos, mas sim orientar as pessoas a votar de forma consciente”, afirmou. A Escola de Fé e Política, da diocese, já se reuniu na semana passada e fará novos encontros para discutir a agenda política.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.