Menu
em

Encontro vai incentivar pequenas a exportarem

 

Divulgação
Tatiana Lacerda Prazeres: secretária de Comércio Exterior do Mdic

 

O 3º Encontro de Comércio Exterior do Mercosul (Encomex Mercosul) vai incentivar a cultura exportadora principalmente das micro, pequenas e médias empresas. Dados do ano passado mostram que empresas desses portes representam 8% do valor total exportado pelo Paraná, contra 92% das empresas de grande porte.

O Encomex, programado para 1º e 2 de dezembro, em Curitiba, foi lançado ontem, no Palácio das Araucárias. A cerimônia reuniu cerca de 200 lideranças empresarias do Estado.

“Nosso desafio é aumentar a base exportadora brasileira e fazer com que a fatia das empresas de menor porte seja cada vez maior”, disse a secretária de Comércio Exterior do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Tatiana Lacerda Prazeres. Na avaliação de Tatiana, apesar de o índice paranaense estar acima da média nacional, de 5 %, há diversas oportunidades para o aumento da participação das micro, pequenas e médias empresas nas balanças comerciais paranaense e brasileira.

“O comércio exterior brasileiro vive um grande momento. A crise não afetou o setor. O resultado nos dez primeiros meses deste ano já superou o total de exportações alcançado em 2010”, detalhou. “Nunca vendemos tanto em nenhum ano da história”, completou, ao citar que as exportações brasileiras aumentaram 25 % e as importações 30 % em comparação com o ano passado.

Paraná

Em relação ao Paraná, a secretária destacou que o Estado possui a quarta maior corrente (soma de exportação e importação) comercial do País e a maior da região Sul. Segundo ela, a balança comercial estadual é bastante semelhante à brasileira em relação à distribuição dos parceiros comerciais, sendo que a China é o maior deles, tanto na exportação, quanto na importação.

Tatiana apresentou oportunidades de negócios, mapeadas com o cruzamento da competitividade da economia do Paraná com demandas do mercado externo. Destacaram-se os setores de máquinas e motores, veículos e autopeças, celulose e papel, madeiras, cereais, complexo soja, café, açúcar e álcool.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile