em

Encontro Nacional de Comércio Exterior debate a agenda internacional da indústria 2020

A Federação das Indústria do Paraná (Fiep), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN), participou na última semana, no Rio de Janeiro, do Encontro Nacional de Comércio Exterior (Enaex 2019), evento realizado pela Associação de Comércio Exterior do Brasil, considerada a mais importante inciativa relacionada ao comércio internacional realizada no País.

O evento teve a participação do ministro da Economia, Paulo Guedes, que falou sobre as perspectivas de juros menores para o próximo ano. Segundo Guedes, os juros, hoje no patamar de 5% ao ano, têm condições de cair ainda mais, "o que melhora as condições de competitividade dos produtos brasileiros no mercado externo, contribuindo para a internacionalização das nossas empresas".

O Enaex 2019 marcou o debate em torno da Agenda Internacional da Indústria 2020, documento elaborado anualmente que norteia as ações da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Federações voltadas ao comércio exterior e à internacionalização de empresas. "A agenda internacional da Industria possibilita mostrar qualitativa e quantitativamente às empresas, como trabalhamos para a defesa comercial e quais os resultados referentes a acordos comerciais, novos mercados, serviços de internacionalização e pleitos junto ao governo federal", disse Cláudia Schittini, coordenadora da gerência executiva de assuntos internacionais da Fiep, que participou do evento.

"Um dos avanços mais relevantes promovidos pela Agenda Internacional foi a emissão 100% digital do certificado de origem para a Argentina e Uruguai", disse a coordenadora. Ela explica que o COD – certificado de origem digital –   é um documento que garante a origem de um produto para que o mesmo se beneficie de reduções ou isenções de impostos de importação em países com quem o Brasil tem acordos comerciais. "A versão digital reduz burocracia e tempo de processamento entre as aduanas, além de garantir maior segurança entre produtor e comprador", destacou, acrescentando que a CNI busca agora a negociação com os demais países da América Latina.

Globalização e novas fronteiras – As palestras e debates do Enaex giraram em torno da globalização dos mercados, novas fronteiras, comércio mundial, regulações e novas regras que representam novos desafios para empresários e gestores do comércio exterior. O objetivo do evento, que acontece anualmente, é discutir, analisar e criar proposições que levem à expansão competitiva e sustentável o setor exportador. Nesta edição, o evento teve como tema central "Produtividade e competitividade abrindo novos mercados".  O encontro reuniu a CNI, as federações de indústria e representantes de indústrias.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.