em

Encontro de prefeitos começa com protocolos e convênios

Transferência do governo estadual e assinatura de convênios na saúda marcam abertura de reunião de mais de 300 prefeitos em Foz do Iguaçu

Divulgação
Encontro reúne governador, secretários, prefeitos e gestores de diversas áreas nos municípios

 

O governador Beto Richa abriu na quarta-feira (30) o Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos – Gestão 2017/2020, que acontece em Foz do Iguaçu, até sexta-feira (02). Beto Richa transferiu a sede do Governo do Estado para Foz do Iguaçu neste período. O decreto de transferência foi assinado pelo governador em cerimônia às no Rafain Hotel, local do evento. Em seguida, Richa fez a abertura oficial do encontro em solenidade com a presença da vice-governadora, Cida Borghetti, de toda a equipe de secretários estaduais, ministros, deputados federais e estaduais e lideranças regionais e dos municípios.

Promovido pelo Governo do Paraná e pelo Sebrae-PR, o Encontro de Prefeitas e Prefeitos Eleitos faz parte do Programa de Estudos Avançados para Líderes Públicos. É organizado pela Casa Civil e tem o objetivo de apoiar os prefeitos no planejamento dos primeiros dias de administração e apresentar programas do Estado que podem ser implementados nos municípios.

Além dos prefeitos, participam secretários e gestores de diversas áreas nos municípios. Dos 399 prefeitos paranaenses, 373 estão inscritos. No total, o encontro recebeu 1.800 inscrições, número de superou a projeção inicial. Durante os três dias eles participarão de oficinas e palestras sobre gestão pública empreendedora, plano estratégico, políticas públicas, desenvolvimento local e o papel das micro e pequenas empresas.

A cerimônia de transferência da sede do governo estadual foi marcada por três atos. Foi assinado protocolo de intenções entre o Governo do Paraná, o Sebrae-PR e a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). O objetivo é criar um sistema de informações sobre o Ecossistema de Inovação do Paraná, que irá permitir maior interação entre as instituições e maior eficácia das políticas federais, estaduais e municipais nesta área.

Também foi assinado o contrato entre o Governo do Paraná, a Secretaria de Estado da Saúde e BMJ (British Medical Journal) para disponibilizar a segunda opinião técnica a profissionais de saúde pública do Paraná. A British Medical Journal (BMJ) é vinculada à Associação Médica Britânica desde 1874 e detém vasta experiência como provedora de conteúdo científico. Publica mais de 60 títulos de revistas científicas, entre eles o The BMJ, que ocupa o Top 5 Mundial nas publicações na área de medicina.

Na mesma cerimônia estava previsto o lançamento do livro “As Universidades Estaduais e o Desenvolvimento Regional do Paraná”, que é resultado dos trabalhos elaborados por pesquisadores de instituições estaduais de ensino superior paranaenses. O projeto foi desenvolvido com apoio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e Fundação Araucária. O livro reúne pesquisadores da Unioeste-Toledo, Unicentro, Universidade Estadual de Londrina, (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG) e do Ipardes.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.