em

Empresas lançam primeiro copo biodegradável do país

As empresas ‘BOpackaging’ e ‘Suzano – papel e celulose’ lançaram na manhã de ontem (7), o primeiro copo biodegradável do Brasil. O produto foi nomeado de ‘bluecup’ e já está sendo produzindo pela BO, que tem fábrica no distrito industrial em Ponta Grossa.

O projeto do copo foi desenvolvido por dois anos e começou a ser comercializado e distribuído há três meses em vários estados do país. A matéria prima é da empresa Suzano e a produção da BO. Para o diretor da planta da BO, Felipe Demech, o produto traz inovação para o país. “Nós acreditamos nesse projeto e queríamos algo que fosse sustentável. Nos preocupamos com o meio ambiente. Então todo o processo é pensando na causa ambiental que queremos atingir”, explica.  De acordo com Demech, são jogados na natureza em torno de oito milhões de toneladas de copos plásticos todos os anos e o lançamento do ‘bluecup’ pode mudar isso.

Com os copos biodegradáveis não haverá poluição do meio ambiente e ainda contribuirá ecologicamente, como explica o diretor executivo da Suzano, Leonardo Grimaldi. “Essa tecnologia permite que esse produto se desfaça na natureza em apenas seis meses. Ele ainda contribui na adubação do solo”, ressalta.  A estrutura do copo é adaptada para bebidas quentes e geladas, e será distribuída para empresas que compram os produtos da BO, como grandes redes de fast-food.

O prefeito Marcelo Rangel (PSDB), acompanhou o evento e ressaltou a importância da cidade como um pólo industrial. “Temos que valorizar as empresas que se instalaram na cidade e estão se preocupando, principalmente, com a causa ambiental. Isso também uma preocupação nossa para que Ponta Grossa se torne uma cidade modelo em sustentabilidade”, conta.

Valorização

Os representantes das empresas não relevaram os números de produção dos copos que já estão sendo distribuídos, mas afirmaram que o produto está presente em vários locais do país. “As empresas cada vez mais se preocupam o meio ambiente e querem ajudar a reduzir os impactos causados na natureza”, destaca Grimaldi.

Os empresários destacaram ainda que toda produção do copo é com produtos nacionais. No Brasil, os copos biodegradáveis que estavam no mercado eram somente importados de outros países, o que também encarecia o custo para as empresas investirem no produto. Para alavancar a produção do ‘bluecup’, a Suzano e a BO já tem estoque de material em pontos estratégicos do país, para então expandir a distribuição.

Empresários e autoridades acompanharam lançamento do produto (foto: José Aldinan)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.