O crescimento do e-commerce no Brasil está diretamente relacionado com as inovações que o segmento de logística expressa precisa implementar. Isso é que apontam players do segmento como Fabien Mendez, CEO da Loggi, empresa especializada em entregas rápidas. "A venda do varejo por e-commerce no país é de 3%, enquanto que na China já é de 20%. Isso deve ao investimento em inovação que marcas como Ali Baba e Ali Express fizeram em entregas same-day e next-day. O foco principal dessa estratégia é planejar com foco na experiência do usuário", aponta.
Mendez quer que a Loggi seja catalisadora dessa tendência de entregas rápidas no Brasil. "O prazo de entrega curto virou o principal fator de conversão de vendas. Cerca de 40% de clientes da Loggi tiveram um aumento nos negócios com a implantação do same-day e next-day. Sempre é bom lembrar que 40% pode representar a vida ou morte de um e-commerce", diz o CEO, que proferiu palestra durante a XXI Conferência Nacional de Logística (CNL), organizada pela Abralog (Associação Brasileira de Logística) durante a Intermodal South America.
Para confirmar a tendência da logística expressa ser fator estratégico para o sucesso de um negócio no ambiente digital, Fabien Mendez apresenta outro dado: "Uma pesquisa da McKinsey & Company revela que se um e-commerce oferecer uma entrega same-day e next-day por uma taxa de 7%, 50% dos consumidores escolheriam essa opção. Em uma venda de R$160, o frete sairia, portanto, por R$11,60. Na Loggi temos condições de oferecer um valor até mais competitivo".
Quem utiliza os serviços da Loggi, por exemplo, é a Amaro, marca digital de moda especializada na venda Direct to Consumer por preços acessíveis. "Neste sistema cortamos processos na cadeia logística para diminuir os custos finais para o consumidor. Com o auxílio da Loggi, implantamos entregas same-day em até 2,5 horas na Grande São Paulo e next-day nas grandes capitais. Quanto mais rápida for a entrega mais o e-commerce vai crescer no Brasil", destaca o COO & CFO da empresa, Lodovico Brioschi Amaro.
Tecnologia ajudará a diminuir custos de condomínios logísticos
A inovação tecnológica também impactará positivamente o promissor segmento de condomínios logísticos no Brasil. Carlos Corsini, responsável pelo Gerenciamento de Propriedades, Gestão de Projetos e Obras da Colliers, destaca algumas iniciativas que já são realidade no segmento como o reuso da água e instalação de placas fotovoltaicas para diminuir gastos. "O impacto será maior na segurança, que hoje representa 45% do total dos custos condominiais, com a implantação de vistoria e segurança com drone, biometria, reconhecimento facial e telemetria", ressalta.
O setor de condomínios logísticos está em crescimento no País. Segundo Abiner Oliveira, diretor de Indústria e Logística da NAI Brazil, só em 2017 foram fechados o equivalente a R$ 1 bilhão em contratos de locação, o que mostra o potencial do setor. "Só em 2018 já são 13,8 milhões de metros quadrados de estoque ocupados em condomínios logísticos. Em 2011, o ano todo registrou 5 milhões de metros quadrados", frisa.
Outra empresa do segmento, a GLP, está apresentando na Intermodal South America a Calculadora de Eficiência Logística. O dispositivo mostra como otimizar a relação custo-benefício para o cliente na locação de galpões logísticos. O objetivo é chamar a atenção para alguns fatores importantes durante a escolha de um empreendimento. A calculadora, que foi desenvolvida na versão física e na versão digital (aplicativo gratuito disponível para IOS e Android), traz cinco funções customizadas que permitem uma análise da área de armazenagem que vai além do valor do metro quadrado (m²) da locação.
Inovações em transporte de valores marcam a Intermodal
As principais transportadoras de valores do país marcam presença em mais uma edição da Intermodal South America, onde apresentam com exclusividade suas últimas novidades ao setor. A Brink's, por exemplo, líder mundial em transporte seguro e em logística de valores, reservou para o evento o lançamento de seu novo projeto para produtos de grande valor agregado, o Armazém Brink's, instalação de alta segurança com 2.700m², com capacidade para receber mais de 1.000 porta-paletes e com um caixa-forte próprio.
Localizado em Indaiatuba, próximo à área industrial do interior de São Paulo, e com sua data de inauguração agendada para este mês, o armazém tem como principal objetivo oferecer ainda mais segurança aos fabricantes de produtos como eletroeletrônicos, artigos de luxo, jóias, obras de arte, entre outros. "Contamos com uma gama de soluções logísticas para atender a qualquer tipo de necessidade, seja no transporte de produtos de valor ou no armazenamento seguro para cargas de alto valor agregado", destaca o diretor da Brink's Global Services no Brasil, Roberto Martins.
Outra empresa reconhecida neste mercado é a Protege, que trouxe para a feira seus novos modelos de caminhões para o transporte de cargas perecíveis, como medicamentos. Um deles é o Volkswagen Climatizado, modelo 10.160/4×2, com capacidade para até quatro toneladas. Seu sistema de aferição de temperatura online e sua blindagem de alto nível também são alguns de seus diferenciais. "Esta é uma inovação neste mercado, no qual já atuamos há mais de 40 anos. Somos um dos pioneiros nesse setor, nossas soluções nos tornam uma das três maiores companhias do país no segmento", afirma o gerente de carga segura da empresa, Rodrigo Marchini.
Novidades também foram exibidas pela Transvip do Brasil, que expôs sua nova carreta de transporte de valores capaz de movimentar até 28 toneladas de cargas. Isso se reflete em até R$ 12 milhões em produtos em um único transporte. "Estamos investindo na ampliação de nossa frota de veículos para o transporte de todos os tipos de produtos de alto valor agregado e essa carreta é uma de nossas apostas", completa o gerente comercial da Transvip do Brasil.
Gerente da Aliança Navegacão e Logística aponta vantagens competitivas da cabotagem
A principal proposta de valor da cabotagem é de oferecer uma solução intermodal para os clientes, destaca a gerente de Produtos Cabotagem & Mercosul da Aliança Navegação e Logística, Isabelle Paperini. "Nos nossos projetos trabalhamos em conexão com o transportador rodoviário, autoridades e terminais portuários. Esta é a vantagem competitiva da cabotagem: um processo multimodal gerenciado por uma única empresa. Estamos interligados com todos os players o que facilita ao cliente o acesso aos dados".
A Aliança Logística está lançando durante a Intermodal South America o Portal da Cabotagem 2.0. Pelo portal, o cliente pode acompanhar uma proposta comercial, o momento em que o booking foi realizado, quando a carga foi coletada, a previsão de chegada, desembarque e agendamento da entrega.
"Oferecemos, por exemplo, a programação de navios de forma ágil. Se uma empresa precisa entregar uma carga para o Dia das Mães em Manaus, é possível consultar quais as próximas embarcações agendadas no período pesquisado. Além disso, nossa equipe de vendas entra em contato em até duas horas após o cliente fazer a cotação online", explica Isabelle Paperini.
Porto do Itaqui apresenta resultados de estudo de mercado para contêiner
O Porto do Itaqui, do Maranhão, apresentou estudos sobre o mercado de contêineres durante coletiva de imprensa na 24ª edição da Intermodal South América. O documento conceitual e logístico das áreas de influência do corredor de transporte e integração sul-norte do Maranhão e do Porto do Itaqui aponta potencial de movimentação de 120 mil TEUS em 2020.
O estudo selecionou 25 produtos estratégicos de maior relevância para a área de influência da região e mapeou sua movimentação de cargas atual e futura. A partir dessas análises foi identificado o potencial de movimentação de cargas de cada trecho do corredor, totalizando um potencial de movimentação de carga de 7,2 milhões de toneladas até 2020 e de 8,9 milhões de toneladas até 2030.
No que se refere ao mercado de contêineres, o estudo apontou que os principais estados de origem e destino dos contêineres movimentados pelo Itaqui são o Maranhão, Goiás, Pará e Tocantins. Juntos, esses estados representam 89,6% da movimentação potencial no ano de 2020, estimada em 120 mil TEUs, podendo atingir 162,0 mil TEUs em 2030.
De acordo com o diretor de Planejamento e Desenvolvimento da EMAP (Empresa Maranhense de Administração Portuária) gestora do Porto do Itaqui, Jailson Luz, a iniciativa teve como objetivo exemplificar o potencial do complexo portuário. 'Trazendo cada vez mais cargas, conseguimos aumentar a competitividade do Porto do Itaqui', finaliza.
Jadlog anuncia lançamento de serviço de remessas expressas internacional
A Jadlog, uma das maiores redes de cargas expressas e um dos principais operadores logísticos do comércio eletrônico no Brasil, passará a oferecer o serviço de remessas expressas internacionais. O anúncio foi feito durante a 24ª edição da Intermodal South América.
A iniciativa terá o apoio na infraestrutura internacional da DPDgroup, a segunda maior rede de entrega de encomendas da Europa. Segundo o presidente a empresa, Bruno Tortorello, a Jadlog está aproveitando a grande demanda do mercado, aliando-se a DPDgroup. 'Estamos entrando de verdade nesse mercado, para competir com outras empresas e aumentar a participação no mercado brasileiro', declara o executivo.
O serviço será voltado para pequenos e médios clientes, que desejam enviar os seus documentos, encomendas, amostras e pequenas exportações, limitados legalmente ao valor de US$ 10 mil. Na importação, a atividade será para o transporte de documentos, amostras e encomendas destinadas a pessoas físicas ou empresas, com o valor máximo de US$ 3 mil por remessa.
A Intermodal South America vai até a quinta-feira,15, das 13h às 21h, no São Paulo Expo.