em

Empresas devem adotar protocolo de saúde para que retorno dos funcionários seja seguro

Governos de vários estados brasileiros estão flexibilizando a reabertura dos setores econômicos e, com isso, as empresas começam a se organizar para receber novamente os funcionários. Mas como tornar o ambiente coletivo seguro para todos? Algumas empresas paulistas estão buscando apoio dos hospitais e de especialistas da saúde para tornar a volta dos colaboradores menos dramática. 

O pneumologista no Super Dr. Saúde Integrada, Pedro Compasso, orienta as empresas a adotarem um protocolo de saúde, o qual deverá ser seguido por todos os funcionários. A primeira orientação é para que o uso de máscara de proteção seja obrigatório, independente do número de trabalhadores na empresa e da quantidade de pessoas ocupando o mesmo espaço. “Se o ambiente é coletivo, há mais pessoas, então a recomendação é usar máscara, assim como se usa na rua, nos ambientes sociais, no supermercado. O ambiente de trabalho é de coabitação, de permanência coletiva”, observa. 

O mesmo protocolo deve ser seguido nas áreas de descanso como a sala de repouso, ficando a exceção para o refeitório, onde a máscara deverá ser retirada pelo elástico e guardada em um envelope ou saco plástico limpo e higienizado. Aqui deve-se observar o distanciamento e a quantidade de pessoas ocupando a mesma mesa. 

A empresa deve ficar atenta também a higienização dos objetos de uso comum como telefone, canetas, maçaneta de portas, puxador de cadeira e as mesas. Para a higiene deve ser utilizado álcool em gel 70% e a mesma deve ocorrer várias vezes ao dia. “Com a higienização se diminuirá e muito a permanência do vírus nas superfícies”, explica. 

O cuidado também é necessário com o chão, onde o piso deve ser limpo com soluções desinfetantes chanceladas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Mas atenção! Se a limpeza era semanal, agora precisa ser diária e dependendo da circulação até mais de uma vez ao dia. Um pano molhado com água sanitária na porta de entrada é extremamente útil, uma vez que diferente do ambiente da casa, onde a pessoa não deve entrar com o sapato que usou na rua, na empresa não é possível a troca, então as solas dos calçados devem ser desinfetadas. 

A mesma orientação de limpeza vale para o banheiro, onde o senso de boa higiene deve prevalecer, porém a higienização precisa ser com bastante frequência. 

Por fim todo o ambiente deve estar bem arejado, com as janelas abertas. “Com o frio é desconfortável manter as janelas abertas, mas é necessário manter a circulação do ar”, alerta. Além disso, o filtro do ar condicionado pode reter partículas nocivas à respiração “e o que não precisamos são doenças respiratórios neste momento”, diz o médico. 

E lembre-se de não tocar em nada sem necessidade e quando for necessário tente usar os cotovelos ao invés das mãos para abrir portas e chamar o elevador, por exemplo. “O ideal é usar outras partes do corpo como o cotovelo que não será levado à boca, isso faz com que o risco de contaminação diminua”, explica. 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.