em

Empresas aderem ao Registro Público de Emissões de Gases de Efeito Estufa

Treze empresas instaladas no Estado aderiram ao Registro Público de Emissões de Gases de Efeito Estufa. O Selo Clima Paraná, lançado em abril passado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, é um registro público, de adesão voluntária, para estimular a cultura de formulação e publicação de inventários corporativos de emissões de gases de efeito estufa, que contribuem para mudanças climáticas.

As empresas que aderirem ao projeto terão um selo eletrônico do Governo do Estado atestando a participação. O selo tem classificação bronze, prata ou ouro, de acordo com o nível de verificação dos inventários.

Das 13 empresas que aderiram ao projeto Selo Clima Paraná, três são unidades de operação da Arauco Brasil e as outras dez fazendas do Grupo francês SLB. As empresas preencheram o protocolo de intenções e agora a Secretaria do Meio Ambiente aguarda que elas enviem os resultados de seus inventários para avaliar o tipo de selo a que terão direito.

O Selo Clima Paraná tem três padrões: Ouro, para as empresas com inventários verificados por profissionais ou empresas acreditadas pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro); Prata, para empresas que tiverem seus inventários verificados por profissionais ou empresas habilitadas; Bronze para empresas que aderirem ao Registro Público.

Com o Registro, o Governo Estadual vai fazer um perfil dos gases de efeito estufa produzidos pelas empresas instaladas no Paraná para depois estabelecer metas de redução. “O perfil das emissões é feito com base nas informações que as empresas disponibilizam durante o preenchimento da declaração de emissões, que é o passo seguinte ao protocolo de intenções”, explica o coordenador de Mudanças Climáticas, José Rubel.

Os inventários servem para mostrar quais são e as quantidades de gases emitidos pelas empresas. Com o registro público, a Secretaria espera mapear os setores mais poluentes para tomada de decisões sobre medidas atenuantes. “Com a adesão das empresas e o perfil elaborado é que poderemos formar um banco de dados e traçar metas e medidas específicas para diminuir as emissões de gases de efeito estufa aqui no Estado”, disse Rubel.

Os selos poderão ser usados nas publicidades das empresas. Até o momento não existe exigência legal para as empresas apresentarem inventários de emissões de gases de efeito estufa.

As empresas que quiserem aderir ao Registro Público de Emissões de Gases do Efeito Estufa devem preencher o protocolo de intenções disponível no site da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (www.meioambiente.pr.gov.br).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.