Menu
em

Empresa se manifesta sobre aterro em Teixeira Soares

A empresa Zero Resíduos se manifestou a respeito das declarações do prefeito de Teixeira Soares, Lula Thomaz (PSB), a respeito da autorização prévia para a instalação de um aterro sanitário na Colônia Guaraúna, zona rural do município.

A empresa reforçou que a licença foi emitida sob processo transparente, com audiências públicas e anuência do poder público. “A Administração Municipal de Teixeira Soares foi consultada e, através de anuência prévia, atestou a conformidade com a legislação municipal, sendo essa uma condição obrigatória para início do processo de licenciamento ambiental no ano de 2012”, informa a nota da Zero Resíduos. “O empreendimento planejado é uma Central de Tratamento e Valorização de Resíduos (CTVR), que inclui diversos equipamentos, entre eles: central de compostagem de resíduos orgânicos, central de triagem e valorização de resíduos recicláveis, e aterro sanitário; o processo de licenciamento ambiental sempre foi amplamente divulgado e transparente, tendo sido realizada audiência pública com grande participação da comunidade, aonde apresentou-se o Estudo de Impacto Ambiental (EIA)”, prossegue o documento assinado pela empresa.

A nota da empresa ainda menciona a viabilidade ambiental do empreendimento “atestada e aprovada pelo Instituto Ambiental do Paraná – IAP. Assim, a área foi considerada ambientalmente apta para receber o empreendimento e a atividade e, por essa razão, o IAP emitiu a licencia prévia (LP)”. “Por estar sendo licenciado para disposição final de resíduos sólidos domiciliares, o Município de Teixeira Soares poderá dispor o seu resíduo domiciliar no empreendimento, desde que respeitadas as regras gerais dessa contratação. Por estar localizado no Município de Teixeira Soares, os custos para disposição final no empreendimento da Zero Resíduos tendem a ser inferiores quando comparados a disposição final em aterros sanitários mais distantes”, diz a empresa.

Cumprimento das normas:

A Zero Resíduos informa que a Central de Tratamento e Valorização de Resíduos (CTVR) cumpre todas as normas estabelecidas pelos órgãos de controle, destacando: a distância de rios e córregos; a CTVR está a mais de 200 metros de distância do Rio Guaraúna, segundo a empresa.

A nota afirma que oO empreendimento encontra-se a mais de 10Km de distância do Aeroporto Santana, tendo obtido parecer técnico favorável do Comando da Aeronáutica para a sua instalação e reforça que o empreendimento não será um “lixão”, e sim uma Central de Tratamento e Valorização de Resíduos, onde existirão rigorosos critérios de operação e de monitoramento, garantindo que não haverá danos ao meio ambiente e às comunidades vizinhas.

O posicionamento da Zero Resíduos é finalizado com uma relação de benefícios que o empreendimento poderia vira a trazer caso fosse instalado em Teixeira Soares. “Além de se apresentar como solução correta para receber os resíduos do Município de Teixeira Soares e de empresas da região (grandes geradores), tão logo sejam iniciadas as obras e durante a operação do empreendimento, a comunidade de Teixeira Soares terá, entre outros, os seguintes benefícios: contratação de mão de obra local; melhorias nas estradas de acesso ao empreendimento, incluindo implantação de sinalização; melhorias na Estrada do Kalinoski, incluindo implantação de sinalização; recuperação de área degradada e de mata ciliar nas margens do Rio Guaraúna; Projeto de Educação sócio-ambiental; aumento da arrecadação de ISS para o Município”, finaliza o documento.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile