Menu
em

Empreendedor gaúcho investe em empório em Ponta Grossa

Com opções diferenciadas de vinhos, azeites, cafés, destilados, cervejas, snacks, molhos artesanais e cutelaria, o Empório Paralelo 30 é um local para quem buscar consumir ou presentear com produtos de qualidade, selecionados e que têm uma história para contar. A loja fica localizada na rua Leopoldo Guimarães da Cunha, próxima ao Fórum Estadual, e foi inaugurada no início de dezembro pelo gaúcho Diego Accioly Barbosa, que viu em Ponta Grossa uma oportunidade para iniciar o seu primeiro negócio.

O espaço conta com dois pavimentos: no térreo acontece a venda dos produtos, enquanto que no mezanino há um espaço voltado à realização de eventos tanto gastronômicos, como degustações e harmonizações, quanto empresariais. “A ideia é que esse espaço funcione também como um coworking, em que possam ser realizadas reuniões. A partir de janeiro também iniciaremos eventos próprios, que podem ser semanais ou quinzenais, quando serão trazidos chefs locais para proporcionar noites temáticas e variadas com todos os nossos produtos”, explica Barbosa.

Os produtos seguem a linha gourmet e o empório encontra-se em fase de “experimentação”, para avaliar qual a demanda do público e estudar a incorporação de novos itens no portfólio. “Queremos que os nossos clientes experimentem itens que só podiam ser encontrados fora do país. Um exemplo disso são os cafés; os com mais qualidade antigamente eram feitos apenas para exportação, mas com a nova tendência que o país vem adotando, de procurar opções mais regionais e selecionadas, o consumo vem passando por transformações”, avalia o empresário, destacando que justamente para incentivar essa imersão na gastronomia serão feitos os eventos de degustação e harmonização.

Foto: José Aldinan

 

Conceito

Diego Accioly Barbosa trabalhou dezesseis anos no setor de planejamento de uma multinacional sediada em Porto Alegre. Com o sonho de empreender, inicialmente com o foco voltado para o comércio de vinhos e azeites, começou a pesquisar cidades de porte médio por todo o Sul que teriam o nicho para o seu tipo de negócio.

Ponta Grossa foi um dos destaques e, coincidentemente, sua esposa conseguiu uma nova oportunidade de trabalho na cidade. Como ela é natural de Ponta Grossa o empresário já conhecia a cidade devido a visitas familiares, mas o que lhe chamou atenção mesmo foi a economia local. “Eu visito Ponta Grossa há doze anos e a evolução é perceptível; a cidade melhorou muito para quem quer investir”, afirma Diego, destacando também que como o seu público-alvo são as classes A e B a proporção alta delas no município foi um dos fatores que também incentivou a sua escolha.

O empresário também conta que pretende transformar o negócio iniciado em Ponta Grossa em uma franquia, futuramente. “Ainda não sei se irei abrir outras lojas próprias ou abrir para franqueados, mas pretendo expandir. Já iniciei com o ticket médio acima do esperado, então só dependo do tempo de maturação do Empório”, destaca Diego Barbosa.

Foto: José Aldinan

Regionalismo

O Empório Paralelo 30 tem esse nome devido ao seu conceito de regionalismo: “Nascemos da mistura entre o rústico e o moderno. Somos uma marca daqui, do Sul, mas que traz aromas e identidades de regiões do mundo que ficam localizadas entre os paralelos 30º e 40º, no norte e no sul”, destaca um painel dentro da loja.

“Sou gaúcho, e no Rio Grande do Sul temos muito essa questão de valorizar coisas da terra, da região. Criei o Empório pensando não só em vender um produto, mas contar histórias. Cada um dos itens tem um porquê de estar aqui”, afirma Diego Barbosa, que também pretende fazer parcerias com outros estabelecimentos de Ponta Grossa para reforçar o caráter de valorização regional e qualidade da loja.

Foto: José Aldinan

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile