em

Elon Musk anuncia investimentos tecnológicos na Amazônia

O ministro Fábio Faria e o empresário Elon Musk se reuniram já em novembro do ano passado para discutir os investimentos (Foto: EBC)

O empresário bilionário Elon Musk anunciou que vai fazer investimentos tecnológicos na Amazônia. Em seu Twitter, ele publicou há cerca de uma hora que está “super animado por estar no Brasil para o lançamento da Starlink em 19 mil escolas não conectadas em áreas rurais e também para o monitoramento ambiental da Amazônia”.

Pouco antes o Governo Federal enviou à imprensa um aviso de pauta agendando uma coletiva de imprensa para esta tarde, na qual afirma que o ministro das Comunicações, Fábio Faria, irá anunciar ações voltadas para o uso de novas tecnologias avançadas na Amazônia.

De acordo com o governo, a intenção é utilizar os novos recursos para a preservação da floresta, com monitoramento de desmatamentos e incêndios ilegais.

“A convite do ministro, o empresário e fundador da SpaceX, Elon Musk, veio ao Brasil para tratar com o governo sobre investimentos na região”, destaca o aviso. Porém, à reportagem do jornal Diário dos Campos e portal dcmais a assessoria de imprensa do ministério disse que nem Bolsonaro e nem Musk participarão da coletiva.

Em abril o governador do Amazonas, Wilson Lima, já havia anunciado também no seu Twitter que Elon Musk demonstrou interesse na Amazônia. Segundo ele, o empresário afirmou pretender “trazer a SpaceX” para o estado, que garantiu “trabalhar para consolidar esse negócio”.

Fábio Faria e Elon Musk

Em novembro do ano passado o ministro das Comunicações, Fábio Faria, se encontrou com Elon Musk nos Estados Unidos. Pelas redes sociais, o ministro disse que em breve Musk estaria no Brasil “para conectarmos as escolas rurais e protegermos a Amazônia utilizando a tecnologia da SpaceX/Starlink”.

Conforme o Ministério das Comunicações, entre os assuntos abordados estiveram o uso da tecnologia para preservação da Floresta Amazônica, para monitoramento de desmatamentos e incêndios ilegais. Naquele momento, o ministro disse que os cerca de 4.500 satélites que orbitam em baixa altitude, das empresas de Elon Musk, podem colaborar nesse monitoramento, que poderá aliar a tecnologia das empresas de Musk com o programa Wi-Fi Brasil do Ministério das Comunicações.

Outros assuntos

Além das novas tecnologias na Amazônia, Faria abordará, ainda, as ações da Anatel em relação aos marcos regulatórios da região Norte e os avanços dos projetos de conectividade para escolas e unidades de saúde em áreas rurais, comunidades indígenas e locais remotos. “A meta do Ministério é conectar 100% das escolas até o final do ano e fazer com que a tecnologia ajude na preservação da floresta e no desenvolvimento da região”, destaca o governo.

Leia mais: Elon Musk deve se reunir com Bolsonaro hoje em SP

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.