Menu
em

Eleitor de PG quer político com novo perfil

Pesquisa mostra que população dá novos valores e acredita que candidato fora da política tem boas chances nas eleições do ano que vem

 

Além dos tradicionais ‘competência’, ‘honestidade’, ‘cumprir com que promete’, o eleitor ponta-grossense também quer do próximo prefeito características que até alguns anos não figuravam como as mais essenciais de um político. Uma pesquisa exclusiva divulgada pelo Diário dos Campos e realizada pelo Instituto Planejamento Pesquisa e Marketing (PPM) faz uma análise do cenário político na cidade, além de sondar a preferência do eleitorado na cidade.

No levantamento, feito entre os dias 1º e 6 de agosto, o PPM ouviu 392 pessoas, aplicando um questionário que solicitava ao eleitor responder a uma série de perguntas, com o objetivo de mapear a preferência eleitoral. “Antes de levantar qualquer nome, tentamos detectar o ‘humor’ do eleitor, saber o que ele procura do bom político, e aí, lá na frente, saber daqueles citados, qual seria o cenário nas eleições para prefeito”, explica Pedro Paulo Perroni, presidente do PPM.

Na pesquisa, os entrevistados foram questionados quais seriam os atributos de um bom político. ‘Honestidade’ foi o item mais citado, entre 45,4%. No entanto, foram sugeridos pelos eleitores características como “caráter, atitude e ética”, “formação e preparo”, ” cuidar da saúde”, “cuidar da educação”, “comprometimento” entre outros. “São conceitos diferentes daqueles mais tradicionais. Agora surgem coisas como não deixar de fazer aquilo que prometeu, estar próximo da população, envolvimento com a cidade”, explica Perroni.

Chances de vencer

A mesma sondagem também pediu para que os entrevistados indicassem, de 0 a dez, as chances de vitória na eleição municipal. Um candidato novo, sem qualquer vínculo com a política teve média de 4,5. Este dado, segundo Perroni, é o que mais chama atenção. “É um indicativo fundamental. mostra o agravamento institucional, do político, como um todo”, analisa Perroni.

Para Perroni, as eleições serão decidas no momento em que um candidato captar as características sugeridas pelo eleitor na pesquisa. “É o que o eleitor quer, quem incorporar esse perfil que a cidade quer, tem vantagem”, finaliza.

 

Divulgação
Legenda

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile