Menu
em

Eficiência energética é um dos focos em novos projetos arquitetônicos

 

Divulgação

 

A ideia de economizar energia não é recente. A novidade é que cada vez mais arquitetos e escritórios de arquitetura estão investindo em detalhes para que os espaços utilizem menos energia. Como o Brasil é um país quente na maior parte do ano, é comum o uso do ar-condicionado, por exemplo. Portanto, fazer mudanças que deixem a temperatura mais amena é uma forma de fazer com que residências e escritórios fiquem mais cômodos.

Uma das tendências mais utilizadas é a cobertura verde, que pode diminuir a sensação térmica do ambiente de dois a três graus. Para fazer essa cobertura, é importante que as plantas tenham raízes menos profundas, como flores e arbustos. Também é indispensável fazer a impermeabilização da laje antes menos de colocar a terra e a vegetação. Os espaços formados pela cobertura verde podem virar uma área de lazer para toda a família, principalmente para as crianças. Cadeiras e mesas podem ser instaladas para deixar o ambiente mais confortável e perfeito para reuniões familiares e conversas entre amigos.

Frequentes em edifícios corporativos, os vidros de controle solar começam a se popularizar nos projetos residenciais. As vantagens são inúmeras: esses modelos diminuem o calor proveniente do sol, diminuindo o uso do ar-condicionado, sem prejudicar a entrada de luminosidade natural. O aspecto visual do exterior também sai ganhando, pois a aparência fica moderna.

Para quem quer uma alternativa mais em conta, é possível instalar películas adesivas. Assim como os vidros de controle solar, elas ajudam a diminuir a entrada do sol, mantendo a luminosidade. As lâmpadas de LED, que sempre são recomendadas por especialistas, também ajudam a gerar menos calor, economizam energia e podem ser incluídas em qualquerprojeto arquitetônico.

As telhas térmicas são outros recursos para deixar a temperatura mais amena. Conhecidas como “telhas sanduíches”, elas podem bloquear mais de 90% do calor e do frio em comparação às telhas comuns. Isso se deve ao seu material térmico e acabamento.

Os isolamentos térmicos e acústicos são apontados como as principais vantagens das telhas térmicas. De fácil instalação, elas possuem um baixo custo de instalação e manutenção, além de o próprio material ter custo atrativo. Levando-se em consideração tudo o que a arquitetura verde pode fazer por um projeto em médio e longo prazo, o investimento compensa bastante.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile