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Educação: da inclusão à valorização profissional

A educação, outra área prioritária da administração pública, também se constitui em um desafio para o futuro governante de Ponta Grossa. Hoje, a rede municipal de Ensino está capilarizada basicamente em 81 escolas e 43 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei’s), mas os investimentos nesta área também implicam em políticas relacionadas a questões como o transporte escolar, valorização e estímulo aos profissionais, além de medidas para democratizar o acesso à Internet. Outro parâmetro estabelecido neste sentido, seguindo o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), é que a cada ano o gestor deve investir no mínimo 25% de toda a receita do Município na educação.

Atual secretária de Educação, Zélia Marochi relata que as políticas para a educação avançaram de forma significativa nos últimos anos. “Em 2006, recebemos o Prêmio Nacional de Educação em reconhecimento ao trabalho que desenvolvemos em nosso primeiro ano de gestão. Outra conquista importantíssima foi o reconhecimento de Ponta Grossa como território livre do analfabetismo”, enfatiza, destacando que entre os aspectos que devem ser observados em Ponta Grossa estão a universalização da Educação Infantil e como tende a ficar a distribuição de recursos (10% do Produto Interno Bruto/PIB) para a Educação Básica.

 

 

Krystofer Bannach (PCB)

 Educação básica de qualidade envolve grande número de ações, procedimentos e programas, como mostramos a seguir: Educação em tempo integral, a adoção do sistema de educação em tempo integral é uma de nossas prioridades. As escolas municipais serão gradativamente transformadas para atender as crianças em dois turnos, sendo que serão oferecidas quatro refeições diárias e um conjunto de atividades extraclasse; ‘Plano + Docente’, programa de valorização dos professores que envolverá a realização de cursos, seminários e conferências de atualização e aperfeiçoamento; premiação de professores e diretores de escolas mediante bonificações; equiparação dos vencimentos de salário-base dos professores; Centro da Juventude,  construção de um grande centro de convivência, com piscina pavilhão de ensino com salas de aula e oficinas para qualificação profissional.

 

Marcelo Rangel (PPS)

Coligação ‘Coração Ponta-grossense’

O norte principal da política educacional a ser implantada no Município é o compromisso com uma educação de qualidade. O projeto de educação terá como referência a escola em tempo integral, mas também queremos promover a educação inclusiva, incluindo uma política de formação de leitores e mediadores de leitura. Outro princípio é o da gestão democrática, em que o gestor da Secretaria de Educação manterá um diálogo permanente com a comunidade escolar. Queremos valorizar os profissionais da Educação; financiar projetos de docentes e coordenadores pedagógicos para a produção de conhecimento dentro da própria instituição; regulamentar a licença remunerada para mestrado e doutorado; revisar o plano de carreira; investir na política de Educação de Jovens e Adultos; entre outras propostas que estão sendo discutidas.

 

Péricles de Holleben Mello (PT)

Coligação ‘Viva Ponta Grossa’

Nossa proposta de Educação adota o conceito de educação pública de qualidade social, que é uma concepção que toma como referência as características socioeconômicas, históricas e culturais da realidade local, bem como os anseios e expectativas dos estudantes e das famílias em relação à educação. Queremos valorizar os professores como mediadores do conhecimento; fortalecer o Conselho Municipal de Educação; revisar o plano de cargos e salários; ampliar a Educação Infantil; implantar a educação integral; fortalecer o processo de inclusão educacional, com adequação dos recursos necessários; e criar a ‘Universidade Popular’, em que todos os cidadãos poderão encontrar cursos para desenvolver suas habilidades e aptidões.

 

Márcio Pauliki (PDT)

Coligação ‘Ponta Grossa pode mais’

As propostas para a Educação e Cultura estão contempladas em nosso plano de governo no eixo Cidade da Autoestima e incluem: construção de mais 25 novos Cmeis em parceria com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), atendendo à demanda dos novos núcleos habitacionais; construção de mais dez novas escolas; mais escolas de tempo integral; implantação do programa ‘Acessa Ponta Grossa’, com postos municipais de acesso à Internet para a população; mais uma escola de guardas-mirins; cursos de qualificação para professores, oferecendo a eles material didático com notebooks e lousas interativas; revisão do plano de carreira e valorização dos profissionais; novo secretário de Educação será indicado pelos professores; e criação da ‘Universidade do Servidor’.

 

Leandro Dias (PSOL)

As crianças e os jovens sofrem com a constante precarização do ensino público. A competição sem limites e a cultura do lucro sufocam os valores de solidariedade e de justiça social. Para mudar essa realidade o PSOL propõe: escolas municipais em período integral, propiciando no contraturno atividades culturais, esportivas e lúdicas, visando ao desenvolvimento integral por meio de uma educação emancipatória e socialmente referenciada; cursinhos populares para facilitar o ingresso da classe trabalhadora nas universidades; casa do estudante subsidiada pela Prefeitura; creches no período noturno; contratação de servidores públicos; melhores condições de trabalho para professores; escola de teatro e música nos bairros; cinema móvel; entrada gratuita de estudantes em espetáculos culturais; e Internet wireless para toda a população.

 

Alfeu Mansani (PRTB)

Coligação ‘Corações Valentes’

Aumentar o percentual de valores a serem aplicados na Educação, melhorar o atendimento à clientela com a implantação de um sistema de apoio e assistência social às famílias. Possível implantação de um sistema escolar municipal que aproveite os jovens de baixa renda para sua profissionalização sem burocracia e também, que realize o aproveitamento das pessoas experientes para transferência de experiências e conhecimentos práticos, garantindo ainda a possibilidade do terceiro emprego. (Propostas extraídas do plano de governo registrado pelo candidato junto à Justiça Eleitoral)

 

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