Menu
em

Duas ações judiciais contra metalúrgica


SEM ACERTO
Protesto tinha por objetivo sensibilizar a metalúrgica para situação dos demitidos

O Sindicato dos Meta­lúr­gicos de Ponta Grossa pretende finalizar, nesta tarde, dois processos contra a Metalúrgica Santa Cecília. As ações serão protocoladas na Justiça do Trabalho. A medida é em resposta ao não pagamento do salário e da verba rescisória de 36 trabalhadores. Eles foram demitidos no começo de fevereiro.

De acordo com Mauro Cesar Carvalho Pereira, presidente do Sindicato, a Justiça será acionada porque a empresa continua se recusando a pagar os ex-funcionários. “Uma ação é dos trabalhadores e outra é coletiva do Sindicato. Se concluirmos os processos nesta quinta-feira, então protocolaremos amanhã. Se não der tempo vamos protocolar na próxima quarta-feira, após o Carnaval”, diz.

Segundo Mauro, a última tentativa de acordo entre o Sindicato e a empresa aconteceu na quinta-feira da semana passada. A metalúrgica solicitou ao órgão a indicação de nomes dos demitidos que passavam por dificuldade financeira, justamente por alegar não ter caixa para pagar o salário atrasado e as verbas. “Fizemos uma reunião com os trabalhadores e eles não aceitaram fazer esta indicação. Todos estão precisando do dinheiro e têm direito a receber”, fala. A metalúrgica, conforme o Sindicato, estaria devendo 15 dias de salário para os demitidos, além da verba rescisória. Ao todo, a dívida com os trabalhadores gira em torno de R$ 400 mil.

Protesto
Mauro explica que o Sindicato e os ex-funcionários não irão realizar novos protestos em frente à fábrica, em Oficinas. “O objetivo das mobilizações era sensibilizar a empresa para o que estes 36 trabalhadores estão passando. O outro (objetivo) era mobilizar os 77 que continuam trabalhando”, esclarece. “Com as ações se perdem os objetivos das paralisações”, completa.

Crise
Atuando no ramo metalúrgico automotivo a mais de 50 anos, a metalúrgica enfrenta ‘crise financeira’. A proposta da empresa é efetuar o pagamento de forma individual e até o final deste ano.

A Santa Cecília está tentando fazer caixa para proceder com os acertos. Para tanto, pretende colocar um novo produto no mercado brasileiro, o mancal din. Parceria com uma empresa indiana precisou ser firmada.

Também está nos planos da metalúrgica a construção de uma nova planta fabril, desta vez, no distrito industrial. O terreno foi doado pela prefeitura no final do ano passado, mas as obras só devem se iniciar nos próximos 2 ou 3 anos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile