em

Dores nos pés estão entre as maiores queixas nos consultórios de ortopedia

As dores na região do calcanhar configuram uma das principais queixas encontradas nos consultórios de ortopedia, e o esporão é um dos grandes motivos para tais queixas. O esporão calcâneo predominantemente é causado por micro lesões no osso do calcanhar. Esses pequenos traumas podem também causar a fascite plantar, que é a inflamação do tecido que recobre a musculatura da sola do pé.

O que é o esporão

 

A Síndrome de Haglund, chamada normalmente de “esporão dorsal do calcâneo”, é uma condição caracterizada pela deformidade do calcanhar, causando dor. Pode atingir qualquer pessoa, mas é mais recorrente em quem utiliza sapatos que não oferecem absorção de impacto (como sapatilhas muito baixas, por exemplo).

As causas mais comuns do esporão são aquelas que causam estresse na região calcânea. Curvatura acentuada dos pés, uso excessivo de salto alto, esportes de alto impacto, pisada irregular e sobrepeso e trabalhar em pé durante muito tempo são alguns dos principais motivos.

Sintomas e tratamento

O principal sintoma é a dor, mas há alguns casos em que ela não aparece. Nas situações em que é presente, a dor é pulsante, e surge na região plantar do calcanhar (sola). A princípio, os sintomas podem ser tratados com o controle da inflamação local utilizando gelo, repouso e até palmilhas ortopédicas feitas sob medidas. Dependendo da avaliação médica, pode ser necessária a fisioterapia, com exercícios direcionados aos pés e à panturrilha.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.