Menu
em

Dois grupos disputam Prefeitura de Guamiranga

 

Divulgação

Ruy Machado busca a reeleição, tendo como vice o administrador Marcio Chiaradia

 

No dia 7 de outubro, 6,4 mil eleitores do município de Guamiranga, na região dos Campos Gerais, escolherão entre dois grupos que disputam a majoritária e nove vereadores entre 35 candidatos que se apresentam às vagas na Câmara Municipal. O atual prefeito Ruy Machado (PSD) busca a reeleição, enquanto a ex-primeira-dama na gestão de 2000 a 2008, do então prefeito João Orestes, Telma Fenker (PSDB) disputa agora a majoritária.

O agricultor Ruy Machado assumiu a Prefeitura em 2009, e mantém como vice o administrador Marcio Chiaradia (PP).  Com a coligação “Juntos pelo Guamiranga que queremos”, eles têm o apoio dos partidos PP, PTB, PSL, PSC, DEM, PSB e PSD. “Temos o apoio dos deputados federais Dilceu Sperafico e Eduardo Sciarra e dos estaduais Valdir Rossoni e Hermas Brandão Junior”, destaca.  No plano de governo, registrado no Tribunal Superior Eleitoral, Ruy apresenta metas por setores. O primeiro deles é para agricultura e meio ambiente, com aquisição de equipamentos agrícolas para as associações de produtores rurais, arborização das alamedas e avenidas da cidade, incentivo à agroindústria familiar, além da ampliação dos programas já existentes. “Vamos ampliar a infraestrutura do nosso Centro de Eventos, com estacionamentos, arquibancadas e quiosques”, destaca.

Além disso, o programa prevê projeto de criação de um cemitério municipal e também organização da coleta de lixo reciclável em todo o município. Na Educação, a coligação propõe a disponibilização de uniformes escolares, e a merenda escolar sendo ofertada com a supervisão de um nutricionista, além da ampliação do ginásio de esportes e incentivar o turismo eco-rural e religioso. Na Saúde, promete atenção especial ao idoso, principalmente na entrega de medicamentos que será mensal e nas  residências cadastradas. “Vamos ampliar o atendimento odontológico e ampliar ainda os tratamentos de Fisioterapia, Psicologia e Fonoaudiologia, assim como aumentar a lista de medicamentos ofertados gratuitamente”, destaca, acrescentando a manutenção do plantão médico e ampliação para 24 horas, assim como a aquisição de um ônibus confortável para levar pacientes a Curitiba. Entre outras ações estão o apoio à Semana Evangélica, a implantação da rádio comunitária do município e também o aumento na distribuição da rede de água tratada, além da construção de parques infantis e do aumento do efetivo policial.   

 

Telma lidera coligação “Um novo caminho”

Divulgação

Telma Fenker tem o agricultor Miguel Pontarollo como vice

 

 

Telma Fenker (PSDB) tem o apoio de seis partidos sendo PDT, PT, PMDB, PR, PPS e PSDB, que formam a coligação “Um novo caminho” e traz como vice o produtor agropecuário Miguel Pontarollo (PT). Além de atuar como dentista no sistema público municipal, durante duas gestões dirigiu os trabalhos sociais no Município, como primeira-dama, entre 2000 e 2008 esposa João Orestes Fenker, prefeito em duas gestões.  Além do apoio do governador Beto Richa, ela destaca os deputados federais Nelson Meurer, Sandro Alex e Angelo Vanhoni, e dos estaduais Artagão Junior, Marcelo Rangel e Valdir Rossoni.

Em seu plano de governo, enfatiza a reestruturação do Departamento de Agricultura, reorganização das ações dos produtores, fomento ao cooperativismo e às cooperativas locais. “Vamos manter as estradas rurais em condições favoráveis para o escoamento da produção e o tráfego de máquinas de grande porte, e também criar condições facilitadoras para a comercialização da pequena produção”, detalha. Outro foco está na indústria e comércio, com estímulo ao aumento da produção e geração de emprego nas indústrias já instaladas, assim como apoiar a implantação de novas indústrias. “Precisamos fomentar o desenvolvimento do comércio local, reestruturar a Agriarte, de produtos artesanais e revitalizar cooperativas locais”, enumera.

Na Saúde, as prioridades são a melhoria no atendimento, distribuição gratuita de medicamentos controlados, aumento na lista de remédios ofertada, implantação de redes de abastecimento de água nas comunidades rurais. “Vamos proteger as fontes e nascentes de água para o consumo doméstico da população rural”, comenta. Na Educação e Cultura, propõe a capacitação dos professores e funcionários da Educação, melhorias no transporte escolar, resgate aos aspectos culturais e históricos do Município. “No Esporte vamos instalar quadras de areia, contratar professor de educação física para o Ginásio de Esportes e elaborar um calendário esportivo, com a promoção de campeonatos para todas as modalidades e idades”, garante.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile