em

Disputas no Badminton ganham destaque no Jeca

Divulgação
Modalidade reúne 74 atletas na disputa

 

Pela terceira vez consecutiva, os Jogos Estudantis de Castro (Jeca) oferecem aos alunos das instituições de ensino público e particular a modalidade de badminton. O esporte é caracterizado por ser um misto de tênis e vôlei de praia, jogado com uma peteca e raquete. Na 29ª edição do Jeca, a modalidade teve 74 participações.

De acordo com a organização da competição, o esporte foi incluído na programação do Jeca devido ao seu aumento de popularidade. Além disso, “ele é um esporte olímpico e, mesmo não sendo tão fácil quanto parece, ele é de fácil recurso, pois necessita apenas de uma peteca e uma raquete. Achamos interessante também essa modalidade, pois ela exige várias habilidades, como agilidade, força física, velocidade, reflexo, flexibilidade e resistência física”, comenta o coordenador do Jeca, Ismael Babi Filho.

O badminton teve sua primeira equipe premiada na manhã de domingo (6), na disputa do grupo III, naipe feminino. “A escola campeã foi Emília Erichsen; em segundo lugar ficou o Colégio Sepam, seguido pelo Colégio Amanda”, divulgou a coordenadora da modalidade, Ana Carolina Mascarenhas. “Ficamos felizes com o sucesso do badminton. No primeiro ano em que ele foi inserido no Jeca, em 2014, já tivemos sucesso e depois daí a procura pelo esporte veio só aumentando”, completa.

Os Jogos Estudantis de Castro são promovidos pela Prefeitura de Castro, através da Secretaria Municipal de Esporte. Além do patrocínio oferecido pela empresa Cooperativa Castrolanda anualmente, os jogos também contam com o importante apoio da Cargill, da Clínica Odontológica Nocera, empresa Silva Gás e do Instituto Carlos Roberto Hansen – Tigre.

 

HISTÓRIA

No Brasil, a prática do badminton tornou-se competitiva a partir de 1983, quando foi disputada a primeira edição da Taça São Paulo. A Confederação Brasileira de Badminton, entretanto, só seria fundada dez anos depois, em 1993. Hoje, a entidade conta com 15 federações filiadas. Já a Federação Mundial tem 179 países filiados.

A entrada oficial do badminton nas Olimpíadas, com entrega de medalhas, é recente. Sua primeira participação foi em Barcelona, em 1992. A estreia do Brasil nos jogos foi no Rio 2016.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.