Menu
em

Dicas para economizar o combustível

Segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV), a gasolina sofreu 16 reajustes de preço apenas no mês de outubro de 2017, acumulando uma alta de 2,2%. Com tantos aumentos, não é difícil que os gastos com combustível impactem diretamente no orçamento. No entanto, algumas dicas simples podem ajudar a economizar. Confira!

 

Economia no dia a dia

Desacelere: andar acima de 90km/h aumenta o gasto com combustível – e esse gasto fica maior acima de 110km/h. O ar-condicionado é outro grande consumidor,

Leveza: o peso excessivo no veículo força o motor e consome mais combustível. No dia a dia, mantenha o veículo o mais leve possível. Se precisar viajar com bastante bagagem, equilibre a distribuição interna no veículo.

Marchas: esticar as marchas sem necessidade força o motor e, consequentemente, gasta mais. Se o veículo contar com seis marchas, sempre use a sexta na estrada.

Baixo consumo: montadoras já produzem veículos com motores que recebem o selo A de baixo consumo do Inmetro – como é o caso da francesa Citroën com o Novo Aircross, por exemplo. Isso significa que o motor é mais eficaz e consome menos combustível.

Abastecendo: só abasteça seu veículo em postos confiáveis. Não vá apenas pelo preço baixo, pois há o risco de consumir combustível adulterado e acabar, com isso, danificando componentes do automóvel.

Revisão: as revisões preventivas ajudam a detectar antes problemas que estejam no começo. Isso evita gastos desnecessários por conta de alterações que possam forçar o motor e exigir um gasto maior de combustível.

Pneus: a calibragem correta, conforme as recomendações constantes do manual do veículo, equilibra o carro e evita que o motor seja sobrecarregado.

Ponto morto: ao encontrar um congestionamento, desligue o veículo e elimine o uso do ponto morto.

Dirigindo com calma: além de preservar a integridade física e mental do motorista e dos passageiros, a direção cautelosa poupa o carro. Freadas bruscas, acelerações excessivas e outras atitudes causam mais gasto e ainda colocam em risco a vida dos ocupantes do veículo.

 

(Foto: reprodução pixabay.com)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile