em

Dicas e custos para abrir uma pizzaria

Diariamente, o brasileiro consome mais de 1 milhão de pizzas. O dado é da Associação Pizzarias Unidas (Apuesp), e mostra que este mercado praticamente não sofreu qualquer impacto no cenário de crise econômica e política do Brasil. Ainda segundo a associação, o faturamento do setor é de mais de 22 bilhões ao ano, com aproximadamente 36 mil estabelecimentos deste ramo em funcionamento.

 

Com números tão positivos e com um cenário favorável, pizzaria é uma interessante opção para quem deseja abrir seu próprio negócio.

O que considerar na hora de abrir uma pizzaria?

 

No Brasil, os formatos mais comuns de pizzaria são a la carte, em que as pessoas vão ao local consumir o alimento junto à família ou os amigos; rodízio, que possui preço fixo e grande variedade de sabores para consumo; fast food, famosos pelos pedaços de pizza; e delivery, uma das modalidades preferidas do brasileiro.

 

Antes de mais nada, o empreendedor deve estudar a região em que vai instalar seu negócio, o público local e o que pode oferecer como diferencial no produto. Além disso, é preciso observar as necessidades legais para abertura da pizzaria, e também a compra de equipamentos, reforma, contratação de pessoal, entre outros aspectos indispensáveis. Saber como montar uma pizzaria passo a passo reflete diretamente no sucesso do empreendimento.

 

No quesito equipamento, cada vez mais pizzarias adotam o uso do forno a gás, que ocupa muito menos espaço e culmina em menores custos totais de manutenção e funcionamento. O forno é o aparato mais importante desse tipo de negócio, pois é ele que vai permitir a produção dos itens a serem vendidos.

 

Buscar funcionários já capacitados ajuda a reduzir os custos iniciais com treinamento. Mais à frente, com o negócio caminhando de forma positiva, é possível investir em novos talentos. Os entregadores são parte essencial do fluxo, pois são eles que garantirão a agilidade e o atendimento final de qualidade para o cliente.

 

O custo total para abrir uma pizzaria varia conforme os itens necessários para o negócio que o empreendedor tem em mente. Antes de definir os custos, é possível buscar auxílio no Sebrae mais próximo, de forma a delimitar quais serão os gastos iniciais com a parte administrativa, equipamentos, local, pessoal e matéria-prima.

 

Uma última dica: não deixe de frequentar as feiras e eventos especializados neste ramo. Neles, é possível conhecer as tendências e manter seu negócio sempre conectado ao que há de mais atual.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.