Menu
em

Diário dos Campos completa 107 anos de história nos Campos Gerais

Trajetória do Jornal Diário dos Campos está ligado ao desenvolvimento de Ponta Grossa e região. Foto: Arquivo DC

 

 

O Jornal Diário dos Campos completa hoje 107 anos de história. Fonte de notícias para Ponta Grossa e Região dos Campos Gerais, o DC passou por várias fases ao longo do século e em todas soube dar um destaque especial para cada informação. Para o diretor-presidente do Diário dos Campos, Wilson Oliveira, o periódico tem muito a comemorar. “O jornal vem cumprindo o seu papel de registrar o desenvolvimento econômico de Ponta Grossa e região. É um veículo que tem o título mais antigo do estado do Paraná em circulação. Hoje ele também é muito acessado através do site, ou seja, o jornal é um provedor de informações distribuído sobre diversas formas, atingindo assim o mundo inteiro”, comenta.

O site é um dos mais acessados da cidade e de acordo com informações extraídas do Google Analytics, somente no mês de março deste ano, o site foi acessado por 263 mil usuários no Brasil; 3,1 mil nos Estados Unidos e 669 em Portugal.

Segundo o prefeito Marcelo Rangel (PPS), um veículo de comunicação que completa mais de 100 anos merece todo o reconhecimento pelos serviços prestados em prol da comunidade. “É um meio de comunicação que não somente noticia o dia-a-dia, mas também opina e oferece um bom debate sobre diversos temas. Além disso, o jornal apoia o crescimento econômico da cidade desde o início”, diz.

Para o deputado estadual, Plauto Miró Guimarães (DEM), o jornal é marcado pela independência de levar informação para a região e o estado. “É um instrumento que possibilita levar à informação do cotidiano para a população”, afirma.

De acordo com o deputado federal Sandro Alex (PPS), em toda a sua trajetória, o DC pautava as notícias dos avanços na região e até hoje mantém sua credibilidade na divulgação da informação. “Quando estou em Brasília acesso o site do jornal para estar atento a todos a todos os acontecimentos de Ponta Grossa e região”, comenta.

Indianara Milleo, coordenadora regional da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), parabeniza o jornal pelo seu centenário. “Ele se confunde com a história de Ponta Grossa. Desejo que o periódico ainda tenha uma longa trajetória pela frente”, diz.

O Diário dos Campos  passou por três diferentes fases ao longo dos seus 107 anos. Na primeira, o jornal viveu uma época passional de jornalismo. Ele era visto como símbolo de modernidade na cidade. Na segunda fase, pela década de 1930, o jornal discutiu a cidade em seus diversos aspectos. Do ponto de vista histórico e cultural, o DC viu a cidade de outra maneira. Sentiu a Ditadura Militar como em todos os lugares do Brasil, mas também sofreu com a modernidade e com a tecnologia.

A terceira fase do jornal ocorreu em 1999 quando ele assumiu um novo panorama. Voltou com um visual mais moderno e panorâmico e até hoje o Diário dos Campos serve de fonte de informações para toda a população, prezando sempre pela qualidade da notícia.

))))

Jornal desenvolve projetos especiais

Ao longo dos anos, o Diário dos Campos desenvolveu diversos projetos de cunho econômico e social e hoje se destaca pelo reconhecimento e visibilidade de todos eles. O 10º Ciclo de Palestras, desenvolvido em parceria com a Rádio CBN já tem tradição em trazer os mais renomados palestrantes do Brasil. O evento já trouxe a Ponta Grossa Max Gehringer, Maurício Kubrusly, Arnaldo Jabor e no ano passado foi a vez de Marina Silva.

O Fórum Empresarial, realizado em parceria com Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (Acipg), entra na 4ª edição. Foram realizados quatro debates ao longo do ano, com autoridades nacionais, profissionais liberais, empresários, técnicos e professores de renome e projeção nacional.

Em sua 5ª edição, o anuário socioeconômico dos Campos Gerais, ‘Terra de Riquezas’ publicado pelo DC, traz como tema o ‘Desenvolvimento Econômico’. Com tiragem de três mil exemplares, o livro traz atualização dos indicadores socioeconômicos de todos os municípios da Região dos Campos Gerais.

O projeto Cidadão do Futuro entra no 13º ano consecutivo para ultrapassar a marca dos 40 mil alunos participantes. Nesse trabalho, o jornal Diário dos Campos se torna uma ferramenta de trabalho para professores da rede de ensino de Ponta Grossa.

A Expoimóveis é um dos principais eventos realizados pelo DC, que há 11 anos é realizado em parceria com a Caixa Econômica Federal e atrai mais de 20 mil pessoas todos os anos. O evento reúne imobiliárias, construtoras e incorporadoras para ofertar imóveis residenciais ou comerciais.

E ainda dois projetos culturais do DC foram retomados neste ano. O Ruas da História, desenvolvido em 2010, retorna às páginas do DC e também com os programas de três minutos na Rádio CBN, com histórias dos personagens das ruas ponta-grossenses.

O Projeto Vamos Pintar, aconteceu em 2010. O trabalho envolverá alunos da rede municipal, estadual e da Educação de Jovem e Adultos da cidade, assim como professores, para exploração de um mapa atualizado e personalizado da cidade, uma verdadeira obra do artista José Roberto Maia.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile