em

Dia de Campo apresenta amanhã opções de semente de milho para a safrinha no Tocantins

A Frísia Cooperativa Agroindustrial realiza nesta  terça-feira (20) o Dia de Campo Milho no Tocantins para que os produtores da região possam identificar e definir qual o híbrido ideal para a produção da segunda safra (safrinha) em 2018. O evento tem a participação da Fundação ABC, entidade paranaense referência em pesquisa agropecuária.

 

A cooperativa irá apresentar aos produtores participantes, cooperados ou não, 47 híbridos de semente de milho, que foram conduzidos em parcelas na Fazenda Brasil. A propriedade está localizada no município de Nova Rosalândia, distante 30 km de Paraíso do Tocantins, onde a Frísia inaugurou em 2016 um entreposto de recebimento de grãos. A fazenda pertence aos irmãos cooperados Frísia, Luiz e Fernando Ogawa.

 

“No fim de junho as parcelas serão colhidas para que os produtores vejam quais apresentaram melhores resultados nas condições de plantio da região”, explica o coordenador técnico-agrícola da Frísia, Angelo Marcio Vieira.

 

Desafio

O período de chuva no Tocantins começa em novembro de forma regular, quando se inicia o plantio de soja, e o desafio para os produtores que pretendem fazer safrinha é antecipar essa etapa para outubro, apesar do maior risco de não conseguir acompanhar o início das chuvas. “Quanto mais cedo se inicia o plantio da soja, maior é a chance de fazer o plantio de milho safrinha em tempo suficiente para que a cultura consiga completar o ciclo até o término das chuvas”, conta Vieira. “Esse é o motivo para fazermos o Dia de Campo: definir quais híbridos têm maior desempenho nessa condição”, conclui.

 

Tocantins ainda não tem uma área expressiva para a safrinha e um dos motivos é a falta de informação sobre qual híbrido melhor se desenvolve e apresenta maior produtividade.

 

 

Programação Dia de Campo Milho no Tocantins

 

– 9h30: início;

– 10h: apresentação institucional da Frísia;

– 10h30: palestra sobre Fitotecnia com Rudimar Molin, pesquisador Fundação ABC;

– 11h30: término.

 

Sobre a Frísia Cooperativa Agroindustrial

Fundada em 1925, a Frísia é a cooperativa mais antiga do Paraná e a segunda do Brasil. Localizada na região dos Campos Gerais, tem sua produção voltada ao leite e grãos, principalmente, trigo, soja e milho. A cooperativa é formada por descendentes de holandeses e por brasileiros, a qual tem como principais bandeiras: cooperativismo, em que o resultado alcançado se deve a união do trabalho de todos os cooperados e os colaboradores; a diversificação da produção, englobando a produção leiteira, de grãos e de proteína animal; e a alta qualidade do que é feito e comercializado, com animais de excelente genética, rastreamento e investimento em tecnologia, infraestrutura e mão de obra.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.