em

Deputados de PG apresentam mais de 30 projetos

Em quase um ano, atividade legislativa dos representantes ponta-grossenses nas esferas estadual e federal também inclui participações em comissões e discursos no plenário

 

 

 

 

 

 

Ponta Grossa conta com cinco representantes no Poder Legislativo federal e estadual, três na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e dois na Câmara Federal. Restando pouco mais de um mês para o fim das atividades parlamentares no Estado e no Congresso, os deputados das duas esferas somam mais de 30 projetos de leis apresentados, além de participações em comissões, requerimentos, indicações e outras ações que fazem parte da atividade parlamentar.

De acordo com o levantamento feito pelo Diário dos Campos, de janeiro a outubro, foram 22 projetos de lei propostos pelos deputados estaduais ponta-grossenses, enquanto que as propostas feitas pelos representantes no Congresso, até o momento, somam nove.

Na Alep, são três os deputados de Ponta Grossa: Marcio Pauliki (PDT), Péricles de Mello (PT) e Plauto Miró Guimarães Filho (DEM). O mais experiente é o parlamentar do Democratas, que já soma cinco mandatos no Legislativo estadual, Péricles está pela terceira vez como deputado estadual, enquanto Pauliki começou este ano como parlamentar.

Já na Câmara Federal Ponta Grossa tem dois representantes, Sandro Alex (PPS), em seu segundo mandato, e Aliel Machado (Rede), que ‘estreou’ como deputado federal este ano.

Os três deputados estaduais ocupam cargos em comissões na Alep, sendo que Plauto ocupa o cargo de primeiro-secretário da Assembleia, posto integrante da chamada Comissão Executiva. Na Câmara, tanto Aliel como Sandro possuem cadeiras em diferentes comissões.

Requerimentos e presenças

Os requerimentos – protocolos em que deputados fazem uso para fazerem pedidos – são os itens mais numerosos da atividade parlamentar dos representantes ponta-grossenses no Legislativo. Na Alep, a contabilização de requerimentos também inclui pedidos de moções (de apelo, repúdio, aplauso, congratulações, entre outros) e notas de pesar. O último item, inclusive, soma um número significativo: mais de 750 registros de ‘lamentos’ por mortes feitos pelos três deputados estaduais.

O levantamento do DC também aponta para um índice elevado de frequência dos cinco deputados ponta-grossenses nas sessões parlamentares. Todos os representantes do município estiveram presente em quase 90% das sessões da Assembleia Legislativa e da Câmara Federal.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.