em

Demandas são discutidas com secretários estaduais 

A Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (Acipg) discutiu na noite de segunda-feira (16) demandas específicas do governo do estado com Ponta Grossa. Cerca de 50 pessoas participaram da reunião para ouvir secretário estadual de Esporte e Turismo, João Barbiero; o secretário Especial da Administração Penitenciária, coronel Élio de Oliveira Manoel; e o secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, George Hiraiwa.
Na ocasião, Barbiero voltou a ressaltar a importância do Parque de Vila Velha para a região dos Campos Gerais e a necessidade de concessão para a iniciativa privada. Ele relatou ainda que recentemente esteve em contato com a Azul Linhas Aéreas Brasileiras e com CVC Brasil Operadora e Agência de Viagens S.A na busca de colocar os Campos Gerais na rota do turismo brasileiro e internacional. “A intenção inicial com a Azul seria um voo por semana de Foz do Iguaçu para Ponta Grossa, para que o turista estrangeiro chegue aos Campos Gerais”, explicou o secretário. 

Segurança
Já no âmbito penitenciário, o secretário destacou que o Paraná conseguiu R$ 175 milhões em recursos com o governo federal para a construção de novas penitenciárias. “Para Ponta Grossa já estão liberados 23 milhões em recursos federais e estaduais para a construção de uma penitenciária que aumentará em 752 vagas para condenados em regime fechado.  Estamos aguardando projeto arquitetônico e a previsão é de publicar o edital de licitação até o dia 30 de novembro”, disse o coronel, que prevê que após firmado o contrato com a empresa licitada, o prazo para a entrega da edificação seja de 15 meses. 
De acordo com ele, a segunda obra para resolver a superlotação no sistema carcerário em Ponta Grossa, é a Casa de Custódia, que tem finalidades abrigar presos provisórios em prisões temporária, preventiva, para presos não condenados, bem como efetuar a classificação criminológica dos presos que passarão para o regime fechado. Manoel relatou que o estado já conta com o terreno na cidade, e o projeto está em fase de elaboração, para que então sejam viabilizados recursos para a construção do espaço que terá 512 vagas. “Das seis novas Casas de Custódia que serão construídas por determinação do governo do estado, Ponta Grossa é o único município que já tem o terreno, em virtude disso está mais adiantado que os demais que esperam pela obra”, explicou. 

Agricultura
O secretário de Agricultura, por sua vez, discutiu a implantação da Central de Abastecimento em Ponta Grossa, desde que fosse apresentado um projeto. Também presente na reunião, o secretário Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ivonei Afonso Vieira explicou que faz alguns anos que uma comissão já estuda assunto e por isso, Ponta Grossa já conta com um projeto elaborado. “Com um grupo formado aqui, daremos andamento, disponibilizando através da Seab, juntamente com o Sebrae, para viabilizar por várias mãos a execução do projeto”, disse Hiraiwa. 

Avaliação 
A reunião, que foi organizada por Barbiero, surgiu da representatividade exercida pela  Acipg no cenário regional. Segundo Barbiero, alguns temas necessitavam ser atualizados dentro da comunidade ponta-grossense relacionados com outras secretarias. “Por ser secretário de estado, respondo por situações referentes ao governo do Paraná, não apenas da minha Pasta. Por isso, convidei os colegas para elucidar temas de interesse do município”, disse. 
Para o presidente da Acipg, Douglas Taques Fonseca, com a vinda dos secretários, os diretores da associação e demais participantes tiveram a oportunidade de entender o andamento de demandas específicas de Ponta Grossa para o governo do estado.  “Por ideia do secretário Barbiero, pré-agendamos para dia 17 de setembro uma nova reunião com os mesmos secretários para sabermos do progresso dos projetos discutidos neste encontro”, finaliza Fonseca.
 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.