em

Delegação brasileira em Tóquio tem 2 casos de covid-19

Nenhum envolve atletas e ambos estão assintomáticos e isolados

FOTO: CBDVOFICIAL/DIVULGAÇÃO/JC

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) confirmou na manhã desta segunda-feira (9) que dois integrantes da delegação nacional, que já se encontra no Japão, testaram positivo para o novo coronavírus (covid-19). Nenhum deles envolve atletas, e ambos estão assintomáticos e em isolamento. 

O primeiro caso foi identificado logo após o exame PCR realizado no desembarque em Tóquio, na última sexta-feira (6). Embora tenha sido submetido a três testes nos sete dias anteriores ao embarque.  

O segundo infectado foi diagnosticado neste domingo (8): é um membro da equipe brasileira que há nove dias encontra-se  em Hamamatsu, onde ocorrerá a aclimatação dos atletas para os Jogos Paralímpicos. O brasileiro fez cinco testes nos últimos nove dias e ontem (8)  o resultado foi positivo para o vírus. 

Antes do início da Olimpíada, em julho, a delegação brasileira de judô também fez aclimatação em um hotel em Hamamatsu, onde vários funcionários testaram positivo para covid-19. Ninguém da equipe nacional foi infectado, permanecendo todo tempo sem contato com os funcionários e com o ambiente exterior. 

De acordo com nota publicada pelo CBP,  os demais integrantes da delegação brasileiro estão sendo monitorados por profissionais da area de saúde, seguindo os protocolos do Comitê Organizador da Tóquio 2020, com realização de testes diários.

Nota Oficial: delegação brasileira no Japão

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) informa que dois membros da delegação brasileira testaram positivo para o novo coronavírus em exames realizados no Japão. Nenhum dos casos envolve atletas e ambos estão assintomáticos e isolados. O primeiro caso positivo ocorreu em  exame de PCR ao desembarque no Japão, na sexta-feira, 6. O membro da delegação estava assintomático durante toda a viagem e foi submetido ao mesmo teste três vezes nos sete dias anteriores ao embarque, conforme previam todos os protocolos. O segundo caso foi registrado após exame salivar em membro da delegação que se encontra em isolamento na cidade de Hamamatsu, onde a delegação brasileira paralímpica fará sua aclimatação para os Jogos Paralímpicos de Tóquio. Esta pessoa foi igualmente submetida a cinco exames nos últimos nove dias e testou positivo no domingo, 8.  O CPB segue as orientações do Comitê Organizador de Tóquio 2020 para que os referidos integrantes tenham toda a assistência possível neste momento. Os profissionais da área de saúde do CPB monitoram os demais membros da delegação com a realização de testes diários de RT-PCR, todos negativos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.