Menu
em

De olho nas vendas, lojas compram mais


PESQUISA
Ramo de decoração e utilidades tem se destacado nas compras

De olho nas vendas, o comércio varejista de Ponta Grossa está investindo nas compras (reais e deflacionadas pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA Brasil). Em fevereiro, as empresas compraram 11,17% a mais que no mesmo mês de 2010. No acumulado atual (janeiro a fevereiro) o incremento em relação à igual período do ano passado foi de 7,94%. Também houve acréscimo na comparação fevereiro com janeiro, ambos de 2011. Neste caso, o aumento foi de 0,41%. Os números são da Pesquisa Conjuntural, da Federação do Comércio (Fecomércio) do Paraná. São pesquisados 12 ramos de atividades.

O ramo que mais comprou em fevereiro último foi o de Móveis, Decoração e Utilidades Domésticas. As compras cresceram 55,34% em relação ao segundo mês do ano passado. O segundo lugar ficou com as Concessionárias de Veículos, com 44,62%. O setor de Livrarias e Papelarias verificou aumento de 35,14%.

O ranking é outro quando a comparação é feita com janeiro deste ano. Em fevereiro, as lojas especializadas em Calçados foram as que mais investiram nas compras. O acréscimo foi de 42,81%. As lojas de Material de Construção compraram 30,09% a mais, enquanto o Vestuário incrementou as compras em 15,25%.

Na opinião do empresário do ramo calçadista, Regis de Oliveira Godoy, as compras estão ligadas a vários fatores, entre eles a mudança de estação. “Temos um clima bem definido na região. O outono e o inverno trazem produtos de valor agregado maior”, observa. Ele destaca também as vendas em 2010. “Foi um ano bem positivo no setor o que fez com que o lojista entrasse com mais segurança em 2011”, comenta.

Vendas
Em fevereiro as vendas (deflacionadas pelo IPCA Brasil) cresceram 11,80% quando comparadas ao mesmo mês de 2010. No acumulado do ano o acréscimo chegou a 8,33% (em relação a janeiro e fevereiro de 2010). Considerando fevereiro e janeiro, ambos de 2011, não houve incremento. A queda foi de 0,77%.

Segundo a pesquisa, o ra­mo que mais vendeu em feve­reiro – comparando com igual mês do ano passado – foi o de Móveis, Decorações e Utilidades Domésticas, 62,18% de aumento. As Con­ces­­sio­nárias de Veículos tive­ram aumento de 30,53% e as empresas de Tecidos, 25,78%.

Comparando fevereiro com janeiro de 2011 a atividade que mais acompanhou o crescimento das vendas foi Móveis, Decorações e Utilidades Domésticas, 87,63%. O setor calçadista registrou alta de 29,46% nas vendas e as Óticas, 21,18%.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile