em

DC lança 10º Anuário Socioeconômico dos Campos Gerais

Foi lançada na manhã desta sexta-feira (4) a 10ª edição do Anuário Socioeconômico dos Campos Gerais – Terra de Riquezas, publicação periódica do grupo Diário dos Campos que reúne dados atualizados sobre os 23 municípios da região, traçando um perfil de cada um deles através de índices, características e informações oficiais.

O evento, realizado na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG), reuniu lideranças de diversas cidades e do Estado. “O anuário é um projeto que reflete o nosso compromisso em divulgar a potencialidade da região com base em dados concretos”, aponta o diretor-presidente do DC e presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Ponta Grossa (CDEPG), Wilson Oliveira.

Durante o lançamento, o prefeito de Ponta Grossa Marcelo Rangel destacou a qualidade do material. “Considero todas as publicações dedicadas ao setor produtivo extremamente importantes para vender o que temos de potencial. No caso do DC é ainda mais forte porque é um produto técnico, um material incontestável. As próprias indústrias e multinacionais aguardam esses números; já colhemos muitos frutos pelo trabalho que o DC realizou ao longo dos anos”, afirmou Rangel.

Para o deputado estadual Hussein Bakri, o anuário é fundamental para o desenvolvimento de novas ações. “É fundamental ter esse embasamento técnico e ter um meio de comunicação que apresente isso de modo atualizado para que os atores da vida pública desenvolvam atividades”, disse Bakri, que atua como líder do governo estadual na Assembleia Legislativa.

Na avaliação do presidente da Copel, Daniel Slaviero, o Terra de Riquezas é um cartão de visita da região. “Quando você tem compilados dados econômicos, de população, estratificação, falando o que é o comércio, a indústria e a matriz econômica você vende melhor a região para investidores estrangeiros”, opinou ele.

Em seu discurso, o presidente da ACIPG, Douglas Taques Fonseca, contou como a Associação utiliza o material. “Ele [o anuário] tem nos ajudado bastante: empresários que estão na iminência de vir para Ponta Grossa querem informações da cidade, e como o anuário tem muita qualidade, ajuda a convencer as pessoas a investir no município”, contou o representante do setor.

Lançamento foi feito na manhã desta sexta-feira, junto a uma edição especial do Fórum Empresarial (Foto: José Aldinan)

 

Fórum Empresarial

 Junto ao lançamento foi feita uma edição especial do Fórum Empresarial, espaço de debate também promovido pelo DC que visa discutir assuntos relacionados ao desenvolvimento econômico. O tema desta rodada foi a matriz energética do Paraná e contou como palestrantes o presidente da Copel, Daniel Slaviero, e o presidente da Comapagas, Rafael Lamastra Jr.

Diagnóstico socioeconômico

Bilíngue, com o seu conteúdo traduzido na língua portuguesa e no inglês, “Terra de Riquezas” apresenta tanto informações amplas da região, quanto específicas de cada um dos 23 municípios que compõem os Campos Gerais. Entre elas, estão as principais vocações de cada cidade, com ações que vêm sendo realizadas nos últimos meses, além de indicadores relacionados à população, empresas, potencial de consumo, balança comercial, produção, finanças, emprego, saúde, saneamento básico, educação, entre outras.

A publicação é assinada pela jornalista Patrícia Lucini com o design de Matusalem Vozivoda.

O evento reuniu autoridades de toda a região e Estado (Foto: José Aldinan)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.