em

Curso de pilotagem de drone profissionaliza crianças e adolescentes

Em um mundo cada vez mais moderno, existem muitas críticas sobre a relação entre crianças e tecnologia, o uso excessivo, a tendência ao sedentarismo, entre outras questões que envolvem a utilização desta ferramenta cada vez mais cedo. No entanto, seu uso voltado ao aprendizado, aplicado através de metodologias específicas, pode contribuir imensamente para o crescimento intelectual e desenvolvimento de habilidades dos pequenos.

Pensando nisto, três amigos de Curitiba, Márcio Vieira (formado em TI e engenharia civil), Elton Niedzwiedz (formado em design e especialista em tecnologia 3D) e Marcos Cavallim (engenheiro da computação), desenvolveram a Drone Kids School, com o objetivo de ensinar uma gama de conteúdos multidisciplinares para crianças e adolescentes através da tecnologia dos drones. A startup, criada há exatamente 1 ano, é a única no mundo neste segmento, de acordo com a curadoria da Bett Show UK (maior feira educacional do mundo), da qual os empresários foram convidados a participar.

Surgimento da ideia

Um dos sócios, Márcio Vieira, já possuía um curso profissionalizante de pilotos de RPAS (Remote Pilot Aircraft System), conhecidos como drones. “Aproveitando nosso conhecimento nesta tecnologia, e eu tendo dois filhos (9 e 11 anos) que faziam aulas de robótica de LEGO, surgiu a ideia de criar a startup. Trata-se do mercado de tecnologia que mais cresce no Brasil e que encanta as crianças, mas não existia nenhum curso nesta área. Além de tudo, sabemos que o esporte de competição de corrida de drones (drone race) no mundo vinha cada vez mais encontrando adeptos aqui no país. Tudo isso pareceu uma grande oportunidade”, destaca.

Missão: educar e divertir

Os empresários aproveitaram as oportunidades que esta tecnologia utiliza, para tangibilizar conceitos abstratos vistos em sala de aula, tais como, física, matemática, aerodinâmica, comunicação, artes, e também competências necessárias para a 4ª revolução industrial, tais como, design thinking, inteligência artificial, internet das coisas, realidade virtual e aumentada, impressão 3D, entre outras. “Isso tudo é possível porque os drones utilizam todas essas tecnologias embarcadas nesta aeronave. Isso contribui sobremaneira no despertar das crianças para o futuro agora”, garantem.

Como funciona o curso?

O curso da Drone Kids School funciona como extracurricular no contraturno em diversas instituições de ensino. São dois módulos: o primeiro chamado ‘Piloto de drone race’ é focado nas disciplinas curriculares e voltado para crianças de 7 a 12 anos. O módulo 2, focado na cultura ‘maker’ é chamado ‘A fantástica fábrica de drones’, voltado para crianças de 12 a 14 anos. Ambos com 1 encontro semanal de 1 hora durante todo o ano letivo. “Todos os equipamentos são fornecidos pela Drone Kids School, e no módulo 2, os alunos criam e montam seu próprio drone, ficando com ele ao final do curso. Existem também muitos alunos que ganharam drones dos pais e nos procuram justamente para aprenderem a pilotar”, explicam.

Metodologia Steam

Através da metodologia Steam (Science, Technology, Engineering, Arts and Math), a escola de drones contempla o que existe de mais atual na educação, trabalhando com conceitos de ciências, tecnologia, engenharia, arte e matemática. Todos os pilares existentes nos drones. “Esta metodologia é importante nos dias de hoje por conta do foco no desenvolvimento de algumas habilidades essenciais para o aluno do século XXI, tais como criatividade, imaginação e inovação”, finalizam.

Serviço:

Os cursos têm valores variáveis, dependendo das negociações com as instituições de ensino e a forma de implantação na escola. Em média, o módulo 1 sai por volta de R$ 1.450,00 anuais divididos em até 10 parcelas e o módulo 2 sai por volta de R$ 1.650,00 anuais também dividido em 10 parcelas. As matrículas podem ser feitas diretamente no site da Drone Kids School no endereço www.dronekids.com.br. Também no site estão disponíveis várias informações, vídeos, depoimentos e curiosidades sobre o curso.

 

Fotos: Márcio Vieira/Drone Kids School

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.