em

Curitiba recebe mundial de Futevôlei

Apesar de não fazer parte do litoral, capital paranaense recebe a elite do futevôlei mundial

Divulgação

Esporte começou nas areias do Rio de Janeiro, na década de 60

Distante 100 km das areias do litoral, Curitiba a partir da próxima quinta-feira se transforma em palco principal do Futevôlei Mundial. A capital paranaense recebe a primeira etapa do Circuito Mundial, além do Circuito Brasileiro no feminino e no masculino, em Arena montada ao lado do velódromo do Jardim Botânico. Em 2012 o Mundial será disputado em seis etapas e Curitiba abre a temporada.

Participam do Circuito Mundial de Futevôlei atletas do Brasil, Paraguai, Uruguai, Argentina, Bolívia, Chile, Portugal, França, Ucrânia, Canadá, Espanha, Holanda, Itália, Israel, Índia, Estados Unidos e Emirados Árabes.

Em 2011 a etapa brasileira foi em Salvador onde os paraguaios Vitor e Jesus ficaram com o título, mas no encerramento do Mundial em Dubai, foi o brasileiro Fábio que comemorou o título mundial. Aliás, das oito edições já realizadas, o Brasil tem seis títulos, enquanto o Paraguai detém dois títulos.

Neste ano, o alagoano Fábio está formando dupla com o pernambucano Alexandre, mas para chegar a disputar o mundial, a dupla precisa estar entre os melhores do Brasil. Os brasileiros terão quatro vagas no mundial e a disputa começa no dia 22 e 23 de março quando acontece o Circuito Brasileiro de Futevôlei. Considerado mais forte do que o próprio Mundial, o Brasileiro é organizado pela Confederação Brasileira em oito etapas, Curitiba, Salvador, Brasília e Goiânia já estão confirmadas como as primeiras quatro sedes.

Nos dias 23 e 24 de março do Brasileiro masculino a CBFV promove a etapa de abertura do Campeonato Brasileiro de Futevôlei Feminino. As mulheres ainda não possuem um Circuito Mundial e jogam em seis etapas, sempre nas mesmas datas e sedes do masculino. As atuais campeãs brasileiras são Lana (DF) e Patricinha (RJ).

Participam do Brasileiro atletas do Rio de Janeiro, Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Bahia, São Paulo, Espírito Santo, Alagoas, Pernambuco, Amazonas, Sergipe e Paraná. Para o secretário do esporte do Paraná, Evandro Rogério Roman, o governo tem por papel incentivar o esporte em todos os seus níveis, desde o escolar até o alto rendimento: “Já temos uma política desenvolvida para o esporte escolar e de participação, mas o rendimento e o alto rendimento agora estão recebendo um olhar diferenciado e nós enquanto fomentadores do esporte estamos trabalhando para isso acontecer”, destaca.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.