em

Curitiba domina o paradesporto paranaense e chega ao octacampeonato

Em uma disputa acirrada, decidida somente no domingo (23), último dia de competições, Curitiba conquistou pela oitava vez o título de campeã geral dos Jogos Paradesportivos do Paraná (PARAJAPS). A delegação curitibana somou 165 pontos e ficou à frente de Maringá (157), Cascavel (98) e Londrina (96). Neste ano a competição teve número recorde de cidades participantes, 50 no total, sete a mais do que na última edição.

Foram mais de 1.100 atletas, somando mais de 1.700 participantes, entre organizadores, arbitragem e dirigentes, ocupando 14 praças esportivas em cinco dias de competições. Para o coordenador técnico do PARAJAPS, Mário Sergio Fontes, os objetivos foram atingidos e a meta é avançar ainda mais. “Tivemos uma competição com número recorde de municípios e com isso ampliamos também a quantidade de atletas. Eles foram a principal atração. O patamar que nós queremos alcançar talvez ainda esteja acima, mas evoluímos a cada ano evoluindo chegaremos ao que pretendemos em breve, com certeza”, disse.

Prova dessa evolução foi o cuidado com os competidores. O governador Ratinho Júnior determinou que todos os atletas ficassem hospedados em hotéis. Essa era uma preocupação que todos os envolvidos na realização dos PARAJAPS sempre tinham e que agora foi finalmente solucionada.

Para o secretário de Esportes e Lazer de Toledo, André Alcará, a decisão foi acertada. “Além da preparação dos atletas tínhamos a preocupação com a acomodação deles. Essa medida é um reconhecimento muito válido pelo esforço destes cidadãos, que mesmo com todas as suas dificuldades estão desenvolvendo o esporte no Paraná. A Esporte Paraná está de parabéns por esta decisão”. Toledo ficou com a quinta colocação geral somando 44 pontos.

Se o conforto dos participantes foi destacado por alguns dirigentes, o nível técnico foi enaltecido pelo chefe da delegação curitibana, Vitor Broca. “Nós vencemos essas oito vezes devido ao grande número de atletas que trazemos para os jogos. Sempre temos bastante gente pontuando e na somatória conseguimos alcançar os títulos. O que percebemos este ano é que os municípios menores estão fomentando as modalidades paralímpicas e fortalecendo o paradesporto. Isso traz mais competitividade e excelência para a competição. O estado tem feito seu trabalho, os municípios correspondido e cada ano mais vemos essa evolução. E quanto mais acirrada, mais saudável a disputa”.

Vitor ainda lembrou que Curitiba participa da competição desde a primeira edição e objetivo principal não é ser campeão. “Nossa meta é trazer as pessoas para participar, socializar e fomentar o esporte e a atividade física. Curitiba tem incentivado bastante as modalidades paralímpicas, com copas, festivais e torneios, seja com apoio financeiro, logístico e organização. Para nós foi uma feliz conquista aqui em Londrina, em uma competição que a cada ano se torna mais acirrada”, concluiu.

Neste ano as disputas envolveram o atletismo, basquetebol em cadeira de rodas, bocha adaptada, futsal – deficiência intelectual, goalball, golf 7, handebol em cadeira de rodas, handebol – deficiência intelectual, natação, parabadminton, paracanoagem, paraciclismo, parataekwondo, rugby em cadeira de rodas, tênis de mesa, vôlei sentado e xadrez.

 

TOP 10

 

1º Curitiba 165

2º Maringá 157

3º Cascavel 98

4º Londrina 96

5º Toledo 44

6º Francisco Beltrão 43

7º Pinhais 32

8º Siqueira Campos 27

9º Foz Do Iguaçu 27

10º Colombo 21

 

Os Jogos Paradesportivos do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e do Esporte, com o apoio do município de Londrina.

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.