em

Crise não vai afetar investimentos em obras, diz Ratinho Junior

Divulgação

Ratinho Junior: “a desaceleração da economia prejudica todo o País, mas não alcança a SEDU


 

Ceres Vieira

Titular de uma das mais importantes pastas o governo estadual que atende a todos os municípios paranaenses, o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano, e superintendente do Serviço Social Autônomo (Paranacidade) Ratinho Junior, diz que o principal desafio é buscar soluções viáveis para melhorar a qualidade de vida dos paranaenses. Em entrevista ao Diário dos Campos, Ratinho Junior disse que apesar da crise pela qual o País passa, o secretário garante que os investimentos em obras continuarão e todos os programas da secretaria terão andamento.

Confira a entrevista abaixo.

 

Quais os principais desafios que o senhor enfrenta na SEDU?

Ratinho Junior – No momento, os desafios que eu enfrento, como secretário de Estado e junto com a minha equipe, são universais pela conjuntura sócio econômica mundial. É um esforço coletivo comprometido, direcionado ao fortalecimento de uma agenda positiva, onde cabem todas as pessoas, independente de origem, sexo, idade, ideologia e credo, sem restrição de qualquer tipo. Assim, junto com os prefeitos, deputados, vereadores, lideranças e população, buscamos soluções práticas, econômicas e viáveis, entre as melhores ideias apresentadas para melhorar a qualidade de vida de todos.

 

Como a Secretaria do Desenvolvimento Urbano vai ajudar a melhorar o planejamento das cidades?

Ratinho Junior – Com ideias simples, baratas e inovadoras. Um bom exemplo é a implantação do Sistema SEDU/Paranacidade Interativo. Trata-se de uma plataforma web, criada por coordenadores e técnicos do Paranacidade e da secretaria para gestão e planejamento urbano municipal, que possibilita estabelecer critérios e priorizar os investimentos em cada local dos municípios. O programa é inédito no Brasil e deverá crescer, ao longo dos anos, com informações ao infinito. Há outros bons programas. O governo do Paraná, em pouco mais de um ano, transformou a cultura dos gestores públicos no Estado, instigando-os à adoção de uma nova concepção administrativa. Assim, surgiram novos paradigmas como o “Programa Calçadas do Paraná”, que prioriza o ser humano, pois garante melhor qualidade de vida e maior segurança a todos, em especial a crianças, idosos, deficientes, mulheres grávidas ou empurrando carrinho de bebê. E, assim, ao custo de cerca de R$ 9 milhões, verbas a fundo perdido, garantem as mesmas oportunidades aos pequenos municípios. Nesta primeira etapa, foram priorizados 31 municípios, que somados perfazem um total de 120,9 mil metros quadrados de calçadas e de urbanização.

 

Leia mais na edição impressa do DC.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.